Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Ministro dos Transportes <<voltar
A ascensão meteórica do ex-prefeito

Quarta-feira, 30 de novembro de -0001  

Fernando Henrique Cardoso e Eliseu Padilha
Eleito deputado federal em 1994, Eliseu Lemos Padilha, 51 anos, chegou à Câmara depois de ter sido prefeito de Tramandaí entre 1989 e 1992. O aval de 45.223 votos em 286 municípios do Estado garantiu a Padilha a sexta posição entre os oito parlamentares que o PMDB do Rio Grande do Sul levou para Brasília.

Empresário da construção civil e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs), Padilha é casado e tem cinco filhos: Cristiane, 20 anos, Aline 25, Robinson, 23, Taoana, 8, e Tales, 4.

Com participação decisiva na campanha que elegeu o Governador Antônio Britto em 1994, o aproveitamento de Padilha no governo estadual era mais do que natural. Ele nem teve tempo de exercer seu mandato na Câmara, recebendo de Britto o cargo de secretário do Trabalho, Ação Social e Cidadania. A ideia inicial era permanecer um ano na equipe de Britto, mas 10 anos depois da posse Padilha deixou o cargo e assumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados.

Em Brasília, a ascensão foi meteórica. Eleito vice-líder do PMDB, Padilha entrou para o alto círculo governista e ocupou o espaço deixado pelo deputado Germano Rigotto (RS), que saiu da liderança do governo para disputar a prefeitura de Caxias do Sul. Apelidado de The Flash pelos companheiros por sua agilidade nas articulações políticas, o deputado gaúcho teve um papel de destaque no acompanhamento dos votos pró-reeleição. Com sua dedicação e fidelidade ao governo, Padilha conquistou definitivamente a confiança do deputado Michel Temer (SP), então líder do PMDB, e trilhou seu caminho para a Esplanada dos Ministérios.

Formado em Direito pela Unisinos, Padilha foi sócio do ministro Nélson Jobim, do Supremo Tribunal Federal, num escritório de advocacia em Brasília. Eclético, o deputado traz um currículo com alguns detalhes curiosos: seu primeiro emprego foi o de afinador de acordeom, em Canela, onde morou e chegou a atuar como ator de teatro. O destino abortou a carreira dramática do promissor artista. O escritório de contabilidade em que trabalhava foi transferido para Tramandaí. À beira-mar, começava a construção da carreira política de Eliseu Padilha.


Fonte: Zero Hora de 17 de maio de 1997






TAGS: Entrevista  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha