Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Presidente da FUG <<voltar
Celebração dos 45 anos emocionam militantes e lideranças

Terça-feira, 22 de março de 2011  

Eliseu Padilha, apresentou um vídeo em homenagem aos 45 anos do PMDB
Brasília (DF) – Discursos emocionados deram o tom da comemoração dos 45 anos do PMDB realizada na noite de hoje, em Brasília. Em uma festa que reuniu lado a lado a militância e as principais lideranças políticas da legenda, o evento contou com a participação do vice-presidente da República, Michel Temer, do presidente do Senado, José Sarney, do presidente interino da legenda, senador Valdir Raupp (RO) e os líderes do partido na Câmara e no Senado, Henrique Eduardo Alves (RN) e Renan Calheiros (AL).


O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, apresentou um vídeo em homenagem aos 45 anos do PMDB, no qual todos os presentes tiveram a oportunidade de rememorar os principais fatos históricos que marcaram a trajetória de construção do partido e a valorosa contribuição dada por cada peemedebista.


Durante a apresentação do vídeo, os peemedebistas puderam assistir ainda uma prévia do trabalho desenvolvido pela Fundação Ulysses Guimarães em todo o país, os cursos oferecidos e o papel desempenhado pela FUG na consolidação das atividades do PMDB. O vídeo estará disponível na página oficial do PMDB na internet, a partir do dia 24 (quinta-feira).


POPULAÇÃO - O presidente interino da legenda, Valdir Raupp, cumprimentou todos em nome da Executiva Nacional do Partido. “Estou há 30 anos no PMDB e me orgulho muito de ter sido eleito cinco vezes pelo Partido e, sobretudo, atualmente presidir, interinamente, esta agremiação que durante muito tempo foi o único instrumento de luta da população brasileira pela democracia”, afirmou. Raupp destacou o grande número de candidatos eleitos pela legenda em todas as eleições. “Mesmo tendo cedido quadros importantes para fundar outros partidos, ainda permaneceu um grande partido”.


Segundo Raupp, não há como falar da história recente do Brasil sem falar do PMDB. “São 45 anos de muita luta e muito trabalho do PMDB e colhemos hoje os avanços sociais conquistados pelo país”, declarou. O presidente do partido leu a moção de apoio e de aplauso ao vice-presidente da República, Michel Temer, aprovada na última reunião da Executiva Nacional do Partido, no dia 2 de março. De acordo com o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves “a emoção é muito grande”. “Há mais de 40 anos olho e vejo o mesmo Partido. E, hoje, no quinto ano que lidero esta bancada, me orgulho do que fizemos: votamos unidos. Pela primeira vez na história de um Partido, aconteceu isso. Tivemos 100% de aprovação”.


MAIOR PARTIDO – Para o líder Renan Calheiros, o PMDB, criado para contestar um regime, se transformou no maior partido do Brasil. “Nosso partido trabalhou pela redemocratização, conseguiu anistia aos exilados políticos, convocou Assembléia Constituinte, garantiu avanços sociais e econômicos. Essas contribuições não podem ser esquecidas”, ressaltou. Renan ressaltou que o partido ainda esforça para ter um país voltado para “sua gente mais pobre, mais simples”. “Muitos vaticinavam o fim desta agremiação e a resposta era dada nas urnas, com vitórias e mais vitórias. O calendário de transformações do Brasil agora será acelerado pela candidatura própria do PMDB”, conclamou.


A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, falou como representante dos governadores presentes e das mulheres do PMDB. Ao destacar o trabalho de formação realizado pelo Partido por meio da FUG, Roseana afirmou que estará “capitaneando no meu estado este curso, para preparação dos candidatos”. “Aproveito para fazer um pedido para todos os presentes: vamos trazer pessoas para se inscreverem, para se filiar. Vivemos um tempo muito importante em que temos uma mulher presidenta do país e faço uma homenagem aqui também às mulheres do partido”.


REEXAMINANDO O PASSADO – O vice-presidente Michel Temer lembrou a importância dos peemedebistas sempre reexaminarem o passado glorioso vivido pelo partido. “Observar o passado é importante para podermos projetar o futuro. Só chegamos a este presente em face da nossa história”, disse. Temer defendeu a unidade partidária em todas as votações enfrentadas pelas bancadas da Câmara e do Senado. “Precisamos ter unidade quando votarmos no Parlamento, é isso que nos dá respeitabilidade. Compreendo que há pessoas que tem um histórico de vida que a impede de tomar certas posições em determinadas ocasiões. No entanto, se pudermos caminhar para a unicidade absoluta do PMDB, teremos uma relevância política considerável”, afirmou.


Em seu pronunciamento, o vice-presidente Michel agradeceu a homenagem recebida das mãos do presidente em exercício da legenda, Valdir Raupp. “O partido é de todos. Devo minha vida pública ao PMDB. Esta deferência dedico a todos que fazem parte desta legenda”, comemorou.


INTEGRAÇÃO E PROGRAMAS SOCIAIS – O presidente do Congresso Nacional, José Sarney, encerrou o evento registrando seu histórico no Partido. “Quero salientar que estou no PMDB há 29 anos, portanto há mais da metade da idade do Partido, eu me encontro integrado aos companheiros, sempre buscando dar o máximo à nossa legenda”, declarou. “Muitas vezes tivemos muitos atritos e grupos tentaram me fazer sair do partido, mas isso jamais eu farei, porque eu fui o presidente do PMDB. Foi o PMDB que iniciou no Brasil o governo pelo social, o seu lema era Tudo Pelo Social.


O programa da fome foi iniciado com o programa do leite, das cestas básicas. O programa do livro didático também foi iniciado pelo PMDB”, afirmou o senador. Sarney lembrou o dia em que assumiu a Presidência do Brasil e destacou que transição democrática foi dada pelo PMDB. “Caia no meu colo a maior tragédia nacional, a morte de Tancredo Neves, e tive que sustentar a transição democrática. Tenho que dizer que foi o PMDB que sustentou esta transição, para não permitir que o Brasil voltasse para trás. A partir de então estruturamos todas as condições para fazer a Constituinte, legalizamos os partidos, libertamos os presos políticos que não tinham sido beneficiados com a anistia. Nunca verão uma queixa do PMDB, porque tudo nasceu do governo do PMDB.”, disse.


O papel do Partido na democracia brasileira foi destacada pelo presidente do Senado, que ressaltou que “nós somos o partido de onde saíram todos os outros partidos do Brasil, com as suas correntes políticas”. “O PMDB deixou a memória da sua história no coração do povo brasileiro. Se perguntarem quem foi o símbolo da liberdade, foi Ulysses Guimarães. Quem foi o símbolo das causas sociais, foi Tancredo Neves. Esse não é só o partido da nossa vida, mas é o do nosso amor e do amor do povo brasileiro. E o povo brasileiro não precisa ter medo do futuro porque ele tem o PMDB como salvaguarda do seu destino”, concluiu.


Fonte: pmdb.org
22/03/2011






TAGS: Encontros   Executiva  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha