Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Deputado Federal <<voltar
Eliseu Padilha defende maior qualidade de ensino no País

Quarta-feira, 02 de julho de 2008  

Deputado Eliseu Padilha defende educação como prioridade
O Brasil precisa de um projeto de desenvolvimento do ser humano, no sentido de promover a construção da cidadania plena, com prioridade para a educação. A afirmação foi feita em Plenário pelo deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), que lamentou a falta de formação e de conhecimento da população, principalmente dos mais jovens. Para ele, o atual sistema de ensino obrigatório é falho, embora o Brasil reúna excepcionais condições para se tornar um dos países mais desenvolvidos do mundo. “O maior obstáculo que nos impede de chegar à condição de nação desenvolvida é o baixo nível educacional dos brasileiros”, diagnosticou.


Na avaliação do parlamentar, são urgentes a revisão e a mudança do sistema de ensino fundamental do País. Somente com a universalização do nível médio e a melhoria da qualidade do ensino, sustentou, “o sonho de crescimento ocorrerá”. O deputado destacou a necessidade de uma educação de qualidade, ao citar os resultados do levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apontando que, em 2005, o desemprego entre jovens de 15 a 24 anos era 3,5 vezes maior do que o medido entre os trabalhadores adultos. Para Padilha, o fato de os jovens serem preteridos no mercado de trabalho merece uma profunda reflexão e a adoção de providências para a reversão do quadro.

Eliseu Padilha lembrou ainda que o Ministério de Educação divulgou em junho deste ano o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relativo ao ano de 2007 e, com base nele, constatou que o Brasil precisa melhorar o seu desempenho em 71% para atingir o patamar mínimo exigido nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em uma escala de 0 a 10, frisou o deputado, o índice alcançado nas escolas públicas brasileiras é de 3,5, enquanto que o índice mínimo exigido nos países da OCDE é 6,0.



Outro dado importante e igualmente preocupante divulgado pelo Ideb, segundo o deputado, é que apenas dois municípios - Imigrantes e Três Arroios, no Rio Grande do Sul - apresentam, na oitava série, índice igual ao mínimo exigido nos países desenvolvidos. Para o parlamentar, também não haverá sistema educacional qualificado se não houver profissionais valorizados e qualificados. Por isso, ele lembrou que a Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/07, de sua autoria, que eleva de 18% para 25% o percentual aplicado pela União na manutenção e desenvolvimento do ensino. “São necessários mais recursos financeiros para que a União possa melhorar o sistema educacional do Brasil”, afirmou.


Fonte: Agência Câmara Notícias de 02/07/2008








TAGS: Educação  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha