O deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) acaba de ser eleito para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), a comissão por onde tramitam todos as proposições em análise na Casa. Eliseu Padilha marcou para a próxima terça-feira (9), às 14h30, uma reunião do colegiado, a fim de receber sugestões dos deputados para a agenda de votações deste ano. O deputado disse que, por causa das eleições de outubro, a CCJ deverá ter um ritmo de trabalho intenso até julho.
Entre os temas que ele pretende discutir na comissão estão o Orçamento impositivo e a possibilidade de a CCJ analisar a constitucionalidade de projetos aprovados em comissões especiais - atualmente, essas comissões analisam tanto o mérito quanto a constitucionalidade das propostas.
Eliseu Padilha ressaltou que há uma antiga reivindicação dos deputados para que o exame da constitucionalidade dos textos fique restrita à CCJ. O deputado foi eleito com 33 votos contra 26 recebidos pelo seu adversário, deputados Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). Foi a única comissão em que houve disputa para a presidência.
Eliseu Padilha disputou como candidato avulso, já que a liderança do PMDB havia indicado Mendes Ribeiro Filho para o cargo. O parlamentar está em seu terceiro mandato como deputado federal. Já foi ministro dos Transportes, secretário dos Negócios do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul e prefeito de Tramandaí (RS).
Eliseu Padilha é advogado e empresário. Para a terceira vice-presidência foi eleito o deputado Efraim Filho (DEM–PB). Não houve votação para a 1ª e a 2ª vice-presidências.
* Matéria atualizada às 17h17.Reportagem - Janary Júnior Edição - Marcelo OliveiraFonte: 'Agência Câmara de Notícias'