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Eliseu Padilha investiu mais de R$ 90 milhões no Vale do Taquari

Quarta-feira, 08 de setembro de 2010  

Ministro Padilha inaugura Ponte sobre o Rio Taquari
08/09/2010 - O deputado federal Eliseu Padilha, à época em que foi ministro dos Transportes, investiu mais de R$ 90 milhões em obras que beneficiam os 40 municípios do Vale do Taquari. Uma das obras mais importantes foi a duplicação da BR-386 nos trechos entre Tabaí e Canoas e entre Estrela e Lajeado.


O trecho duplicado da BR-386 é conhecido como Estrada da Produção e custou R$ 67,8 milhões ao Governo Federal.

O projeto incluiu ainda a construção de um viaduto no acesso ao Pólo Petroquímico de Triunfo, no valor de R$ 5,8 milhões. Além da duplicação da rodovia, a segurança do trânsito foi melhorada com a construção de uma ponte sobre o Rio Taquari, investimento de R$ 8,9 milhões. Nesse mesmo projeto, foram construídas duas passarelas para pedestres, sendo uma em Estrela e outra em Lajeado.


Ao todo, Padilha investiu R$ 82,5 milhões nessas obras rodoviárias. Localizado na mesma região, o Porto de Estrela passou a ser um dos principais portos fluviais do país, não apenas pela sua localização estratégica no Corredor do Mercosul, mas pelos investimentos realizados para a sua revitalização.


Eliseu Padilha investiu na infra-estrutura e na mudança de concepção do Porto, que recebeu equipamentos para a movimentação de contêineres e alfândega. A revitalização do Porto de Estrela faz parte do projeto de implantação da “Hidrovia do Mercosul” e se complementa com a reativação do transporte pela Lagoa Mirim, na Zona Sul do Estado.


Hoje é possível navegar desde Santa Vitória do Palmar, passando pelo Canal do São Gonçalo, Lagoa dos Patos, rio Guaíba, até o Rio Taquari, chegando ao Porto de Estrela, num total de 650 quilômetros de hidrovias navegáveis. As obras de Eliseu Padilha integram um Corredor Multimodal em que o Vale do Taquari ocupa lugar de destaque.


A mudança de concepção do porto associada à conclusão da ponte sobre o rio Taquari e a duplicação da BR-386, qualifica a região para absorver as demandas do transporte de cargas, especialmente de grãos e de calcário. No transporte aquaviário, Padilha investiu R$ 3,3 milhões em hidrovias e cerca de R$ 5 milhões no Porto de Estrela, incluindo os equipamentos transferidos de Santos.






TAGS: Viação e Transportes  

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