Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Deputado Federal <<voltar
Eliseu Padilha pavimenta a ex-estrada do Inferno e cria opção de acesso ao Porto

Domingo, 20 de junho de 2010  

Eliseu Padilha pavimenta a ex-estrada do Inferno
A pavimentação dos 128 quilômetros da BR-101, entre os municípios de Tavares e São José do Norte, teve cerca de 70% das obras concluídas à época em que o deputado federal Eliseu Padilha foi ministro dos Transportes.
A obra foi dividida em três lotes. O primeiro, entre Tavares e Bojuru, com 49,37 quilômetros ficou praticamente concluído. Na outra ponta da rodovia, entre Estreito e São José do Norte, são 40 quilômetros de extensão, que também foram pavimentados. As poucas obras que faltavam, somadas ao trecho de 38,15 quilômetros entre Bojuru e Estreito, correspondiam a cerca de 40 quilômetros.
A pavimentação da BR-101 até São José do Norte era um sonho antigo dessa região, que por muitos anos sofreu com as dificuldades de transportes. A população contava apenas com uma velha rodovia que ficou conhecida como estrada do inferno, devido aos atoleiros e trechos esburacados.
Padilha atendeu a reivindicação e realizou a obra que facilitou a mobilidade numa região de grande importância econômica para o Estado. A BR-101 passa por vários municípios de ótima produção agropecuária, sendo também uma opção de acesso ao Porto do Rio Grande e pontos turísticos do litoral sul.
A obra foi orçada em R$ 128 milhões. Em janeiro de 2003, seriam necessários apenas R$ 25 milhões para concluir a estrada, mas, embora houvesse a previsão orçamentária de R$ 11,9 milhões, o novo governo decidiu paralisar a obra.
O deputado Padilha se uniu às lideranças políticas e empresariais dos municípios da região sul e exigiu a conclusão da rodovia. “Fizemos o maior esfrorço para conseguir essa estrada de grande importância para o escoamento da produção de arroz e cebola e para o desenvolvimento econômico e turístico da região”, disse o deputado.
Acesso ao porto
Em visita a São José do Norte, em 2001, o deputado Eliseu Padilha, à época ministro dos Transportes, assinou a Ordem de Serviço dos estudos técnicos para a construção da travessia da Lagoa dos Patos. Em complemento à BR-101, a obra cria uma nova alternativa de acesso ao Porto do Rio Grande. O estudo para a construção de um túnel ou ponte sobre o canal de Rio Grande custou R$ 149,5 mil. Para a ligação entre São José do Norte e Rio Grande, o orçamento federal de 2003 previa R$ 7,2 milhões.
A ligação a seco, interligando os municípios de São José do Norte e Rio Grande, representa uma alternativa de percurso para o escoamento da produção que sai do interior e de outros estados em direção ao Porto. Um alívio ao trânsito, pois todo o tráfego pesado direcionado aos terminais portuários passa, obrigatoriamente, pela região metropolitana de Porto Alegre e Pelotas.
A conclusão da pavimentação da BR-101 absorveu parte do movimento de veículos da BR-116, que liga Porto Alegre a Pelotas.


Eurico Batista (Assessoria de Imprensa)






TAGS: Viação e Transportes  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha