Expansão foi auge de crescimento da Trensurb |
Quinta-feira, 29 de julho de 2010
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Eliseu Padilha - Trensurb |
O número de passageiros transportados pela Trensurb cresceu 31% no período imediatamente após a extensão da Linha 1, com a construção de 7 quilômetros de vias entre Sapucaia e São Leopoldo. Após a inauguração da estação Unisinos, em 1997, a quantidade transportada aumentou em 20%.
Nos dois primeiros anos de funcionamento da estação que fica ao lado do Museu do Trem, inaugurada em dezembro de 2000, o número de passageiros continuou crescendo, subiu 9%. Mas, a partir de 2004, o uso do metrô sofreu quedas sucessivas, ano a ano, registrando o maior déficit em 2009, de cinco pontos negativos.
A comparação, com base em dados que se encontram no site da Trensurb, é do deputado federal Eliseu Padilha, que garantiu a expansão do metrô à época em que foi ministro dos Transportes. “Os números da Trensurb ainda são bastante expressivos, mas, pelo aumento registrado à época, percebe-se que a inauguração das estações de Unisinos e São Leopoldo foram muito importante para desafogar o trânsito e proporcionar economia de transporte para a população”, disse o deputado.
O quadro sobre a evolução do número de passageiros transportados pela Trensurb mostra uma preocupante queda de quase 10%, acumulados nos últimos 5 anos. Ao contrário, nos 5 anos subseqüentes à extensão do metrô até São Leopoldo, a variação foi positiva em 24%. “Coincidência ou não”, observa Padilha, “o preço da tarifa unitária subiu 127% desde 2004.
No período entre as inaugurações de Unisinos e São Leopoldo, o aumento foi bem menor, de 50%, e o preço de R$0,75 foi mantido durante quatro anos”. Para Padilha , o ideal é que o metrô aumente a quantidade transportada a cada ano. “A região metropolitana se desenvolve cada vez mais e a demanda por transporte aumenta. Sem a expansão do metrô, o transporte coletivo urbano e o uso de automóveis congestionam as vias intermunicipais“, analisa o deputado.
Eurico Bastista (Assessoria de Imprensa) |