Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Ministro dos Transportes <<voltar
Fernando Henrique Cardoso dá sinal verde para levar metrô até Niterói

Quarta-feira, 18 de abril de 2001  

Fernando Henrique Cardoso autoriza construção de trecho do metrô até Niterói
BRASÍLIA e RIO. O presidente Fernando Henrique Cardoso deu ontem (18/04/2001) o sinal verde para a construção do metrô ligando Rio a Niterói e São Gonçalo, ao autorizar os estudos do edital para abertura de concorrência pública internacional.

O presidente disse ao deputado Ronaldo Cézar Coelho (PSDB-RJ) que pedirá ao ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, para a ir ao Rio para assinar o protocolo da obra com o governador Anthony Garotinho. No Palácio do Planalto, o porta-voz Georges Lamaziére disse que o presidente Fernando Henrique se comprometeu a conversar com o ministro dos Transportes para levar adiante esse projeto antigo do governo federal.

Orçada em US$ 800 milhões, a obra terá 50% do seu custo pagos pelas empresas concessionárias que vencerem a concorrência. Os US$ 400 milhões restantes serão custeados pelo Tesouro, num prazo de quatro a cinco anos.

A primeira parcela, de aproximadamente US$ 100 milhões, será incluída na proposta orçamentária de 2002, a ser enviada pelo governo ao Congresso este ano. Pelo projeto, a linha ligará o Largo da Carioca, no Rio, a Alcântara, em São Gonçalo, e terá 22 quilômetros de extensão, dos quais 3,5 quilômetros são de túnel subaquático na Baía de Guanabara. O túnel ficará a 30 metros de profundidade e terá tecnologia semelhante à do Eurotúnel, que corta o Canal da Mancha, ligando a Inglaterra à França.

A nova linha do metrô terá capacidade para o transporte de 650 mil passageiros por dia e desafogará o tráfego da Ponte Rio-Niterói, que atingiu o nível máximo de saturação. Idealizada há mais de 50 anos, a obra foi prometida nas duas campanhas eleitorais do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O protocolo envolverá o governo do Estado do Rio, que é o poder concedente, e as prefeituras dos municípios beneficiados pela obra: Niterói, São Gonçalo e Rio. Na região a ser cortada pela linha vivem mais de dois milhões de pessoas. Estudos de viabilidade econômica indicam que a tarifa, no trecho mais caro, não será superior a R$ 1,80.

A concorrência será internacional porque o Brasil ainda não domina a tecnologia de túneis subaquáticos. Empresas brasileiras, todavia, podem integrar os consórcios que disputarão a licitação. O grupo vencedor terá um prazo de 25 anos, renováveis por mais 25, para explorar o serviço.

A nova linha do metrô é a única obra que conseguiu unir toda a bancada parlamentar do estado em torno da sua prioridade. Conforme o compromisso de Fernando Henrique, a obra começará em 2002 e deverá ser inaugurada até dezembro de 2005. No Rio, um problema nos freios de uma composição do metrô na estação do Flamengo fez com que o tráfego na rede fosse interrompido, às 11h17m, até a estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana.

O metrô ficou parado por cerca de 20 minutos. Só em Copacabana, cerca de duas mil pessoas não conseguiram embarcar. No Flamengo, os bilhetes de quem ia em direção à estação Cardeal Arcoverde foram devolvidos.

Fonte: transportes.gov
COLABOROU Cristiane Jungblut






TAGS: Internacional   Investimento   Rio de Janeiro  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha