Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Ministro dos Transportes <<voltar
Ferronorte avançará 1 km por dia

Quinta-feira, 22 de março de 2001  

A Ferronorte, ferrovia que vai baratear o transporte de grãos do Centro-Oeste do Brasil para os portos do Sudeste, vai avançar à velocidade de um quilômetro por dia até atingir Alto Taquari (MT), o que está previsto para abril de 1999.

A garantia é do presidente Fernando Henrique Cardoso, que ontem inaugurou o primeiro trecho da obra, de 110 km, entre Aparecida do Taboado e Inocência, no Mato Grosso do Sul. Quando chegar a Alto Taquari, a Ferronorte terá 400 km.

A inauguração do trecho inicial da ferrovia aconteceu às 10h55 (horário de Brasília), em Aparecida do Taboado. Centenas de pessoas e jornalistas se aglomeraram sob chuva e frio para ouvir FHC, que estava acompanhado dos governadores Wilson Barbosa Martins (MS) e Dante de Oliveira (MT), do vice-governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, e do ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, além de senadores, deputados e prefeitos.

Em seguida, o presidente subiu no trem que fará o primeiro transporte de soja até o porto de Santos, saindo da Ferronorte e entrando nos trilhos da Fepasa através de uma ponte rodoferroviária de 3,7 km, construída sobre o Rio Paraná entre Aparecida do Taboado e Rubinéia (SP).

O trem levou 25 minutos para chegar a Rubinéia. Apesar da chuva, o presidente fez questão de viajar à frente da locomotiva. Um comportamento claro de candidato à reeleição, reforçado pelo bom humor e a paciência ao acenar várias vezes a pedido dos fotógrafos.

INTEGRAÇÃO - Em Rubinéia, FHC foi para o auditório da Constran, empreiteira que construiu a ponte rodoferroviária, também inaugurada ontem. Na solenidade, só o presidente discursou e, no encerramento, abriu a palavra a quatro pessoas comuns.

Apresentados pelo próprio FHC, um médico, uma estudante, um produtor e um comerciante enalteceram a importância da ponte para a integração entre MS e SP. Eles lembraram as dificuldades que até então os moradores dos dois Estados enfrentavam para se comunicar em razão da demora do transporte por balsa, que agora deve ser desativado.

Às 12h48, FHC deixou o auditório e se dirigiu a um palanque no canteiro de obras da Constran, onde fez o seu terceiro discurso do dia, precedido de intenso foguetório que durou 35 segundos.

Ao concluir, o presidente, protegido da imprensa por um cordão de isolamento formado por soldados do Exército, foi cumprimentar as pessoas que acompanharam seu discurso também sob chuva, a uma distância de aproximadamente 30 metros. Ele não falou com os jornalistas e, ao se despedir, já no ônibus da comitiva presidencial, acenou com o gesto da vitória.


FOTOS RELACIONADAS













TAGS: Inauguração  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha