Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Ministro dos Transportes <<voltar
Governo anuncia renovação da frota

Terça-feira, 16 de outubro de 2001  

Eliseu Lemos Padilha
O governo está prestes a ressuscitar o programa para renovação da frota de caminhões, um projeto que havia sido engavetado há mais de um ano, junto com o de automóveis. O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, disse ontem (16/10/2001) que o programa se destinará aos caminhoneiros autônomos.


Eliseu Padilha não deu mais detalhes do que estaria sendo estudado pelo governo. Mas, segundo representantes da indústria, a única questão pendente para esse plano dar certo é a garantia de seguro de crédito.


Ao contrário do programa que chegou a ser planejado para a renovação da frota de automóveis, o projeto para caminhões não prevê renúncia fiscal. A idéia é criar linhas de crédito especiais, voltadas para o autônomo, que, afinal, é quem não consegue crédito nos agentes financeiros por não ter como comprovar rendimentos. O diretor de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Volkswagen, Antonio Dadalti, que vem acompanhando os esforços da indústria para criar o programa voltado para veículos de carga, explica que não há como convencer os agentes financeiros a liberarem o dinheiro sem um seguro de crédito.


Em linhas especiais de financiamento previstas para essa renovação da frota, os agentes financeiros é que garantem o retorno dos recursos liberados pelo Bancos Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas sem a garantia do seguro de crédito não há como esse programa deslanchar, destaca. Dadalti prevê o acréscimo de 15 mil caminhões por ano ao mercado brasileiro por meio de linhas especiais de crédito voltadas para o caminhoneiro autônomo.


Esse volume representa aumento de mais de 23% no atual volume de vendas. A frota brasileira de caminhões é estimada em 1,2 milhão de veículos. Calcula-se que pelo menos 1 milhão têm cerca de 14 anos. A sinalização do governo para um programa de renovação da frota coincide com o momento em que uma indústria que vinha crescendo também sente os efeitos da crise.


O mercado de caminhões no Brasil vai chegar este ano perto de 64 mil unidades. No ano passado somou 62 mil unidades. Mas a indústria vinha projetando crescimento de 5% a 10% para o 2002. O novo diretor de operações de caminhões da Ford, Flávio Padovan, diz, no entanto, que na melhor das hipóteses, o resultado de 2002 repetirá o deste ano. Ele conta, porém, com a demanda de alguns setores como o de bebidas. As paralisações programadas pelos metalúrgicos em campanha salarial não chegaram a afetar a indústria de veículos de carga porque o mercado também caiu.


Segundo Padovan, o ritmo de vendas de setembro ficou em torno de 10% menor do que a média dos três meses anterioes. A Volkswagen, que tem na fábrica de Resende (RJ) seu único ponto de produção de caminhões no mundo, vem ampliando participação a passos laros. Enquanto no acumulado do ano, o mercado cresceu 10%, a montadora vendeu 43% mais. Ford e Volks participam do Salão Internacional do Transporte 2001, aberto ontem em São Paulo. Volvo prevê crescimento em sua fatia de mercado Miriam Karam, De Curitiba A Volvo do Brasil espera ampliar de 28% para 30% a sua fatia de mercado com o lançamento dos caminhões exibidos na Fenatran 2001.


De acordo com a empresa, trata-se da mais completa linha de caminhões pesados totalmente eletrônicos do país. Segundo o gerente nacional de vendas, Carlos Pacheco, o crescimento, que significa perto de 500 caminhões a mais num mercado total calculado em 16 mil unidades por ano, deve ser alcançado no próximo ano. Uma meta, em sua opinião, perfeitamente factível, já que no final das contas este ano não foi tão ruim para o setor de caminhões como para o de automóveis.


A venda de caminhões para algumas atividades sofreu com a desaceleração da economia. Mas, em outras, como a agricultura, teve bom desempenho. No resultado final, deu para contrabalançar. Na pior das hipóteses, este ano será igual ao ano passado , afirma Pacheco, que confia no reaquecimento das vendas na virada do segundo semestre do próximo ano.


Na Fenatran, a Volvo apresentou três novidades ao mercado de transporte rodoviário de cargas - os caminhões Top Class 2001, a Série Caminhoneiro e o FM12 340. Totalmente equipada com motores eletrônicos, a linha completa os investimentos em tecnologia perseguidos desde 1994. Além disso, oferecemos aos clientes soluções para o negócio do transportador. Isso significa dar amplo suporte ao cliente para que ele possa se concentrar em sua especialidade, que é o transporte, a logística , afirma o presidente da Volvo do Brasil, Peter Karlsten.


Fonte: transportes.gov






TAGS: BNDES  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha