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Hidrelétrica de Tucuruí fica pronta em setembro/2002 com uma eclusa e um canal de transposição

Quarta-feira, 23 de maio de 2001  

Eliseu Padilha Ministro dos Transportes
A eclusa 1 e o canal intermediário de Tucuruí deverão estar prontos em setembro de 2002, para serem inaugurados junto com a usina hidrelétrica Tucuruí II, cuja conclusão será antecipada em três meses.

O anúncio foi feito pelo secretário de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Antonio Machado Bastos, que esteve em Tucuruí na última semana, acompanhado do diretor de Hidrovias Interiores, Fernando Baldiotti, do presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Martinho Cândido Velloso dos Santos, e do superintendente da Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental (Ahimor), Antonio Alberto Pequeno de Barros.


De acordo com Antonio Machado, a visita de inspeção à obra foi determinada pelo Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, que pretende encontrar meios de agilizar os serviços. Em Tucuruí, a comitiva reuniu-se com técnicos da Eletronorte e da Camargo Corrêa e fez um sobre vôo no canteiro de obras. As obras das duas eclusas e um canal intermediário fazem parte do Sistema de Transposição do Desnível de Tucuruí (72 metros), que surgiu com a construção da usina hidrelétrica.


Prevista para dezembro de 2002, a conclusão coincidiria com a geração da 13ª unidade da usina hidrelétrica de Tucuruí, desde que ambos os empreendimentos caminhassem em ritmos compatíveis. Entretanto, em função das reais disponibilidades de recursos financeiros, é possível que a conclusão de todo o Sistema venha a ocorrer somente em dezembro de 2003.


O racionamento de energia, que afetará toda a região Sudeste, serviu para agilizar ainda mais a segunda etapa da usina hidrelétrica de Tucuruí, que já está bastante avançada em relação às eclusas e ao canal intermediário. Em setembro do ano que vem, o presidente Fernando Henrique Cardoso fará as inaugurações. Na ocasião, será feita a eclusagem de uma embarcação na eclusa 1 até o canal intermediário, de onde não poderá passar, uma vez que sem a eclusa 2 não é possível fazer a transposição do segundo desnível do rio, com 36 metros de altura.


Os custos relativos às obras civis, equipamentos eletromecânicos e outros serviços efetivamente realizados nos exercícios de 1998, 1999, 2000 e 2001 atingiram os seguintes valores, a preços correntes, correspondentes a cerca de 25% do empreendimento:


Assessoria de Comunicação Social
Ministério dos Transportes
Fonte: AHIMOR (Franssinete de Souza)



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