Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Deputado Federal <<voltar
MAPA garante o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite

Sexta-feira, 06 de agosto de 2010  

Deputado Padilha
Em audiência desta semana (06/08/2010) com o ministro da Agricultura (Mapa), Wagner Rossi, o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS), lideranças e representantes da Cadeia Produtiva do Leite do Vale do Taquari, obtiveram a garantia de agilidade para o credenciamento oficial do laboratório de análises de leite do Unianálises, da Fuvates, mantenedora da Univates, em Lajeado.

O credenciamento é imprescindível para o projeto de desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Vale do Taquari e do Estado, uma vez que a estrutura analítica oficial hoje existente é insuficiente para atender as exigências das análises oficiais da Instrução Normativa 51 do próprio Mapa.

Esta constatação foi repassada ao ministro pelos representantes das empresas integrantes da comitiva, dando a ele também, uma ampla noção do Programa que está sendo desenvolvido na região através do Convênio Codevat/Galícia-Espanha, visando a organização, a qualificação e o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, onde, a atuação intensa de um laboratório credenciado, é fundamental.

A audiência foi solicitada pelo deputado federal Eliseu Padilha e o acompanharam o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito Paulo Cezar Kohlrausch; o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do Vale do Taquari, Oreno Ardêmio Heineck; o presidente da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), Gilberto Antônio Piccinini, o professor Glauco Schultz, da Univates, e o engenheiro agrônomo da Cooperativa Languiru, Fernando Staggmeier. Ainda estiveram presentes, o secretário da Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, e o coordenador geral de Apoio Laboratorial do Mapa, Jorge Caetano Júnior.

Com o credenciamento oficial agora assegurado pelo Ministro Rossi, o laboratório de análises de leite da Univates atenderá uma região foco com 183 municípios, beneficiando cerca de 14 mil famílias de pequenos produtores rurais e 50 laticínios ativos de todos os portes. Além disso, as ações decorrentes das análises laboratoriais do leite permitirão ajudar na inclusão social de produtores num processo qualificado de produção que os mercados nacional e internacional estão a exigir.

Também é um importante instrumento para auxiliar no fomento do produtor rural. Igualmente serão beneficiados a profissionalização da produção do leite em todos os seus estágios, o ganho no rendimento em todos os segmentos que atuam na cadeia produtiva, o aumento das divisas com a exportação de lácteos mais qualificados e a sustentabilidade da pequena propriedade rural, com a redução do êxodo rural e a fixação do homem no campo.

O deputado Padilha afirmou que “o meu amigo e companheiro, o ministro Wagner Rossi, concordou, por inteiro, com a proposta da Univates e do Codevat, determinando urgência para o atendimento do pedido”.

Para o presidente da CIC-VT Oreno Heineck, “a decisão do ministro é histórica para a cadeia do leite pois viabiliza o uso de uma das ferramentas mais fundamentais para o modelo de organização e qualificação do segmento que a região está implantando, coordenados pela Univates, que por certo poderá servir a outras regiões do estado e do País”.

“A liberação do credenciamento pelo Mapa fortalecerá ainda mais a organização da cadeia produtiva do leite na busca da melhoria da qualidade, com a redução dos custos das análises. Dessa forma, ganha toda a cadeia produtiva, as indústrias, os consumidores, os parceiros e todo o Estado”, acrescentou o presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini.

O engenheiro Fernando Staggmeier, da Coop. Languiru, comemora a iniciativa do Ministério. “É uma grande conquista, pois esta liberação será um grande facilitador, tanto para o trabalho da assistência na geração de dados como para as propriedades e obtenção do maior resultado na atividade”.

A comitiva convidou o Ministro Wagner Rossi e o Secretário da Defesa Agropecuária Francisco Sérgio Ferreira Jardim para, numa próxima vinda ao Estado, visitar o Vale do Taquari e conhecer o modelo de organização e qualificação da cadeia produtiva do leite que ali está sendo implantada.






TAGS: Audiência   Chile  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha