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Ministro Eliseu Padilha inaugura Ponte sobre o Rio Taquari

Sexta-feira, 14 de setembro de 2001  

Ministro Padilha inaugura Ponte sobre o Rio Taquari
O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, estará nesta sexta-feira (14/09/2001), às 16 horas, no município de Estrela (RS) para inaugurar a Ponte sobre o Rio Taquari, no quilômetro 348. Este é mais um trecho que integra a duplicação da BR-386, conhecida como Tabaí-Canoas , Estrada da Produção, ou ainda Rodovia Presidente Kennedy.


Em agosto de 2000, o Ministro já havia liberado o tráfego no viaduto de acesso ao Pólo Petroquímico de Triunfo (ago/2000). Com a inauguração, a travessia sobre o Rio Taquari, entre Estrela e Lajeado, terá duas pontes, atendendo os dois sentidos de trânsito na BR-386.


A primeira foi inaugurada em 1995 em substituição a uma antiga travessia - que apresentava problemas na estrutura e teve de ser demolida. Esta que o ministro Padilha entrega na próxima sexta-feira, foi iniciada em 30 de maio de 1998 e representa um investimento de R$ 8 milhões. A construção de duas estruturas era necessária para dar continuidade à duplicação da BR-386 que está em pleno andamento.


Caso contrário, o motorista que utiliza a Tabaí-Canoas faria todo o trajeto em pista dupla e encontraria um gargalo no trânsito de um dos pontos de maior movimento da Estrada da Produção. Além da ponte, também estão sendo construídas duas passarelas para pedestres: uma em Lajeado e outra em Estrela, obras justificadas pelo grande número de acidentes e atropelamentos que ocorrem no trecho que liga as duas cidades vizinhas, onde o fluxo de veículos chega a 20 mil por dia.


Os números e outras informações:


*Início: maio de 1998
*Término: setembro de 2001
*1ª etapa - implosão da ponte antiga: 1998
*2ª etapa - início da reconstrução: 1999
*Extensão da ponte: 262 metros
*Empregos gerados durante a obra (1998 a 2001): 120 diretos.
*Investimento do Governo Federal: R$ 8 milhões (incluindo as passarelas) *Investimento por ano: - 1998 - R$ 2,60 milhões - 1999 - R$ 1,74 milhões - 2000 - R$ 2,64 milhões - 2001 - R$ 1,32 milhão (até 31/07/2001) - 2001 - serão investidos mais R$ 720 mil para a conclusão das passarelas.
*Construtora: M Martins Engenharia e Comércio Ltda.
*Jurisdição: 10º Distrito Rodoviário Federal do DNER.


A história da ponte


A ponte sobre o Rio Taquari representa um dos pontos mais importantes da malha rodoviária federal do Rio Grande do Sul, pois, através da BR-386/RS - conhecida como Estrada da Produção - é escoada grande parte da produção agropecuária (especialmente de grãos) proveniente do Norte do Estado e com destino ao Centro/Sul, com destaque para as cargas que têm como destino o Porto de Rio Grande.


A primeira ponte foi construída entre as décadas de 60 e 70, durante a implantação da rodovia. A BR-386/RS foi batizada como Rodovia Presidente Kennedy, devido ao fato do projeto final de engenharia e sua execução haver sido acompanhada por técnicos norte-americanos. Naquele período a rodovia se encontrava sob a jurisdição do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).


Ao longo do tempo, especialmente devido às chuvas e aos problemas estruturais de construção constatados, ocorreram várias interrupções de tráfego sobre a ponte que obrigavam veículos leves e pesados a utilizarem balsas para a transposição do rio, enquanto passageiros de ônibus viam-se forçados a cruzar a pé a ponte interditada.


Este problema, agora, está resolvido com a liberação das duas pontes paralelas que ligam Porto Alegre ao interior, uma para cada sentido do trânsito da rodovia.


A ponte e a duplicação da BR-386/RS



A obra é importante porque duplica a capacidade de tráfego da rodovia BR-386/RS. O movimento é de aproximadamente 20 mil veículos/dia (média anual). Esta demanda, atualmente é atendida por uma única ponte que conta com uma pista de tráfego em cada sentido. Porém, a ponte não teve tratamento isolado por parte do Ministério dos Transportes.


Na verdade, ela faz parte do contexto da restauração e ampliação de capacidade da BR-386/RS entre Tabaí (no entroncamento da rodovia, com a RST-287) e Canoas (no entroncamento da rodovia, com a BR-116) - trecho que tem sua conclusão prevista para o final deste ano. Além das passarelas para pedestres em Estrela e Lajeado (que já foram iniciadas e serão concluídas, também em 2001), está previsto o lançamento do edital para a duplicação do trecho entre Estrela e Tabaí.


A ponte e o Porto de Estrela


Localizado na mesma região, o porto fluvial de Estrela possibilita aos produtores do Vale do Taquari, a utilização da rodovia e da hidrovia para o transporte de cargas. Visando à intermodalidade e ampliando a utilização das hidrovias no Rio Grande do Sul, o Ministério dos Transportes investiu R$ 250 mil para a mudança da concepção do Porto de Estrela. Desde sua inauguração, em novembro de 1977, as instalações portuárias se limitavam ao transporte de grãos.


Em setembro de 1998, com a transferência e manutenção de equipamentos do Porto de Santos (Codesp), o Porto de Estrela passou a estar em condições técnicas de movimentar contêineres e, atendendo às reivindicações do empresariado local, foi obtido o alfandegamento do porto, no final de 1999.


O próximo passo será a reabertura da hidrovia da Lagoa Mirim, na Zona Sul do Estado, que permitirá o acesso desde Santa Vitória do Palmar, passando pelo Canal do São Gonçalo, Lagoa dos Patos, rio Guaíba, até o Rio Taquari, chegando ao Porto de Estrela e somando 650 quilômetros de hidrovias navegáveis.


Na extremidade sul - em Santa Vitória do Palmar, será possível o transporte de cargas para o Uruguai - via rodoviária. E, a partir do Porto de Estrela, por ferrovia ou pela BR-386/RS (passando pela ponte sobre o rio Taquari), será possível transportar cargas em direção aos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.


Consolidadas estas ações, que vão integrar rodovias, hidrovias, portos e ferrovias, teremos um Corredor Multimodalque ligará Montevidéu a São Paulo. Neste corredor, os municípios de Estrela e Lajeado ocupam lugar de destaque, pois, a mudança de concepção do porto associada à conclusão da ponte sobre o rio Taquari, qualifica o modal rodoviário para absorver as demandas do transporte de cargas, especialmente de grãos e de calcário - este último com jazidas potenciais, na região de Santa Vitória do Palmar.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério dos Transportes
Fonte: Ascom/MT






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