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Ministro Eliseu Padilha vistoria obras de ampliação da Via Dutra em Nova Iguaçu

Sexta-feira, 04 de maio de 2001  

Ministro Eliseu Padilha vistoria obras de ampliação da Via Dutra em Nova Iguaçu
O ministro dos Transportes,Eliseu Padilha, esteve hoje (04/05/2001) no Rio de Janeiro para vistoriar obras e inaugurar mais um trecho de pistas marginais da Via Dutra. A solenidade aconteceu no km 178, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), no sentido São Paulo - Rio de Janeiro.

A ampliação da capacidade de tráfego da Via Dutra, em Nova Iguaçu, é uma das obras mais importantes do programa de concessão da rodovia, iniciado em março de 1996. Os serviços estão sendo executados pela Concessionária Nova Dutra desde de 1997 e abrangem uma extensão total de 9,8 quilômetros de novas pistas marginais entre as cidades do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, um dos segmentos mais congestionados da rodovia.

A implantação de vias marginais na rodovia implicou na construção de três novas pontes, quatro novas passarelas, prolongamento de duas outras passarelas e a criação de 9,4 quilômetros de pistas locais (entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, no Rio, e entre os km180 e 182, em Nova Iguaçu). Foram investidos R$ 50 milhões pela Concessionária.

Trechos entregues à população:

* km 165,48 ao km 169,14 Pista SP - RJ = 1,52km (liberada em março de 98) Pista SP-RJ = 2,14km (liberada em março de 99) Pista RJ-SP = 3,66km (liberada em dezembro de 99)

* km 175,6 ao km 178,07 Pista SP - RJ = 1,43km (liberada em novembro de 99) Pista SP - RJ = 1,05km (liberada em junho de 01) (Entregue hoje pelo ministro )

Números de faixas: 3,2 km com três faixas mais acostamento 6,6 km com duas faixas mais acostamento Total = 9,8 km A construção das vias marginais ao longo da Via Dutra faz parte do Projeto Vida Na Dutra, um conjunto de obras de segurança e ações de conscientização de motoristas, passageiros e pedestres, que visa diminuir a violência na estrada.

Hoje, além da Baixada Fluminense, as regiões de Guarulhos (Grande São Paulo), e São José dos Campos (Vale do Paraíba), já contam com pistas marginais, totalizando quase 30 quilômetros de novas pistas da rodovia. Em função das obras e das ações propostas pelo Projeto Vida Na Dutra, o índice de mortos em acidentes na Via Dutra caiu sensivelmente.

Basta comparar as estatísticas: Em 1997 foram 9.279 acidentes, com 5,074 feridos e 481 mortos. Em 2000 foram 9.210 acidentes, com 4.557 feridos e 259 mortos.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério dos Transportes
Fonte: ASCOM - Nova Dutra






TAGS: Investimento   Rio de Janeiro   São Paulo  

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