Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Ministro dos Transportes <<voltar
Missão Política

Quinta-feira, 15 de novembro de 2001  

Ministro Eliseu Padilha
A primeira e mais difícil empreitada política de Eliseu Padilha, que ontem deixou o Ministério dos Transportes, será definir segunda-feira com o governador Itamar Franco as regras para a prévia que, em janeiro, definirá quem vai disputar a sucessão de FH em 2002 pelo PMDB.

Os candidatos serão o senador Pedro Simon e Itamar Franco. Ontem foi confirmado, tanto pelo presidente do Senado, Ramez Tebet, quanto pelo senador Pedro Simon, que o deputado Michel Temer, presidente do partido, não participará da prévia. Na cerimônia de transmissão de cargo, no Ministério dos Transportes, Simon e Temer conversaram muito.

O próprio Eliseu Padilha, alto e bom som, para uma platéia que incluía os senadores Renan Calheiros, Sérgio Machado e os deputados Geddel Vieira Lima, Cezar Schirmer e Osmar Terra, tratou de ratificar seu apoio na prévia à candidatura Pedro Simon. O crescimento da candidatura Roseana Sarney e a intensificação das negociações entre PFL e PSDB forçam o PMDB na direção da candidatura própria, enquanto o quadro sucessório não clareia.

O interesse do partido é submeter o imprevisível Itamar Franco às regras da prévia, que incluirá o compromisso com o apoio à candidatura vitoriosa. O governador mineiro andou declarando que se perdesse a prévia apoiaria Lula. Ontem, assessores de Itamar Franco trataram de dizer que essa versão não corresponde à realidade. Pelo sim, pelo não, é melhor definir as regras desse jogo.

Eliseu Padilha, no rápido discurso de transmissão do cargo ao sucessor, o secretário executivo Alderico Jefferson Lima, deu testemunho explícito da lealdade a Fernando Henrique Cardoso e, apesar das podas ocorridas nos investimentos previstos para a pasta, não atacou a equipe econômica como fizeram vários ex e atuais ministros. Quando a Fazenda ou o Planejamento fazem cortes, e foram muitos, foi em nome da prioridade social do governo, justificou Padilha, lembrando que a merenda escolar ou o atendimento de saúde não podem ser postergados, em qualquer hipótese.

Eliseu Padilha é exceção à regra. Deixou o governo sem ataques ou ressentimentos. Dorothea Werneck, Francisco Turra, Arlindo Porto, Luis Carlos Mendonça de Barros, Carlos Albuquerque, Renan Calheiros, Raymundo Britto e Waldeck Ornellas foram a regra no governo FH.

Fonte: Zero Hora - Ana Amélia Lemos - 15/11/2001






TAGS: Entrevista  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha