Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

PMDB <<voltar
Projeção política marcou primeiro encontro após as eleições

Segunda-feira, 10 de novembro de 2008  

Eliseu Padilha argumentou que o projeto de Ensino a Distância (EAD) darão ao PMDB condições de se posicionar nacionalmente
Mesmo com todos os motivos para uma grande festa após o excelente resultado nas urnas, a primeira atividade do PMDB/RS após as eleições 2008 foi marcada por extensa reunião de trabalho, sinalizando que a legenda está focada na realização de bons mandatos e se concentrando no seu futuro político, tanto no Estado como no Brasil.

Cerca de 400 prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e assessores participaram do lançamento do Curso de Gestão Pública Municipal na manhã desta sexta-feira, 7, no Ritter Hotel, em Porto Alegre, cuja as aulas iniciarão oficialmente em março de 2009.

Em estímulo aos correligionários, o presidente do diretório estadual, senador Pedro Simon, defendeu que sendo o PMDB o maior partido do Brasil – com a conquista de 1.201 prefeitos e 8.494 vereadores no último pleito e com as maiores bancadas na Câmara e no Senado – que se posicione, também, nacionalmente e busque o papel de protagonista nas eleições presidenciais de 2010.

O líder gaúcho destacou ainda o ineditismo do curso de gestão que, segundo ele, será mais uma grande etapa para o fortalecimento e capacitação dos dirigentes, da militância e do partido. “Essa é uma reunião inédita, pois mostra que não paramos após as eleições. Começamos mais uma nova etapa de crescimento e estamos construindo uma nova classe política, séria, capaz e competente”, declarou Simon.

O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães e secretário-geral do PMDB/RS, deputadoEliseu Padilha, apresentou a proposta e o programa do novo curso. Eliseu Padilha argumentou que os frutos colhidos pelo projeto de Ensino a Distância (EAD) aliados ao desempenho das últimas eleições, darão ao PMDB condições de se posicionar nacionalmente. “Precisamos começar a construir um projeto nacional de poder, deixando de ser satélite ou mero apoiador”, observou.

Nas dezenas de pronunciamentos dos representantes da base e de dirigentes partidários, foi externada a satisfação da militância com o projeto de formação política do PMDB. Foi unânime a opinião de que os cursos realizados ao longo dos últimos dois anos contribuíram efetivamente para o crescimento do partido em todo o país, mas especialmente no Rio Grande do Sul.

Atualmente o projeto de Ensino a Distância (EAD) conta com 60 mil alunos em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. Nos demais a iniciativa está em fase de implantação. Manual para Transição A exemplo do que aconteceu para a elaboração da matriz curricular do curso de gestores públicos municipais, foi com o IBAM – Brasileiro de Administração Municipal – que a Fundação Ulysses Guimarães preparou o “Manual de Transição”, distribuído durante o evento.

Neste manual a FUG e o IBAM ensinam aos prefeitos e aos presidentes das Câmaras Municipais de Vereadores todas as providências que deverão ser adotadas por uns e outros, visando à correta transmissão do poder a frente da prefeitura e da Câmara Municipal. Todos os procedimentos que são exigidos, tanto legal quanto politicamente, estão discriminados e explicados neste livro. Integra o manual, inclusive, o modelo de projeto de lei que deverá ser votado pela Câmara Municipal para instituir legalmente a comissão de transição, integrada por quem sai e por quem entra na administração, com o objetivo de prevenir e respaldar as responsabilidades e principalmente não haver prejuízo para o interesse público.

Está é mais uma iniciativa inédita para facilitar a transferência do poder municipal que a FUG está oferecendo para os seus vereadores, vices e prefeitos em todos os 5.594 municípios do Brasil. Gestão Pública Municipal O Curso de Gestão Pública Municipal será direcionado para auxiliar na qualificação e na capacitação daqueles que estarão à frente do Executivo e do Legislativo municipal de janeiro de 2009 a dezembro de 2012.

A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e a FUG Nacional – pelo método de Ensino a Distância (EAD), e dará seguimento ao plano do PMDB de oferecer formação política e técnica aos seus militantes e dirigentes.

Participação Participaram da atividade no Ritter Hotel o deputado federal Darcísio Perondi, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira, o deputado estadual Edson Brum, o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sebastião Melo, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães/RS, Antônio Hohlfeldt e o tesoureiro do PMDB/RS, Rospide Neto. Também marcaram presença os representantes dos segmentos partidários: da Juventude, Gabriel Souza, das Mulheres, Eunice Flores, do Movimento Negro, Clovis André da Silva, do Sindical, prefeito de Torres João Alberto Machado, do Núcleo Tradicionalista, Roberto Camargo e do Socioambiental, Cláudia Costa.

Fonte: pmdb.org
10/11/2008






TAGS: EAD   Eleições   Rio Grande do Sul  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha