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Viagem mais segura

Sábado, 10 de março de 2001  

Ministro dos Transportes Eliseu Lemos Padilha
Até o segundo semestre deste ano, a Rodoferroviária de Brasília estará de cara nova. São planejadas duas reformas (uma já em andamento) no terminal para melhorar o atendimento ao público. Dentre as melhorias, está a mudança nas áreas de embarque e desembarque, que deixam de ter acesso livre aos acompanhantes dos passageiros.

O ingresso será restrito aos viajantes, que passarão por detectores de metais antes de embarcar e terão as bagagens monitoradas por equipamentos de raio-X. A idéia é impedir que assaltantes embarquem e assaltem os ônibus no meio da viagem, além de evitar o tráfico de armas. Há quatro meses o terminal rodoferroviário está em reforma (orçada em R$ 2,2 milhões). No entanto, o administrador do lugar, Marcelo Poli, admite que as melhorias não serão notadas pelos usuários.


''Trata-se de uma reforma interna. O passageiro não percebe que trocamos toda a iluminação, todo o sistema elétrico e hidráulico'', justifica Poli, acrescentando que foram trocados ainda os sistemas anti-incêndio e de pára-raios, telhados, forros, além de estruturas condenadas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Ou seja, trata-se de uma obra para que ninguém corra risco de vida ao freqüentar o terminal.


A previsão é de que essa reforma termine em fevereiro. Mas logo em seguida começa outra. Desta vez, uma ''cirurgia plástica'' para mudar a cara do terminal. ''Essa é a principal reforma. Pedimos a construção da marquise em frente ao terminal, recuperação da calçamento externo e do piso interno e a colocação de rampas de deficientes físicos'', detalha Marcelo Poli.


É no começo deste trabalho, nos próximos trinta ou sessenta dias, que o acesso às áreas de embarque e desembarque da Rodoferroviária, por onde passam diariamente 7 mil pessoas, será restrito. ''Vamos implantar roletas nestas áreas. A partir desta mudança, só entram os passageiros'', comenta Marcelo Poli.


MODELO


Os viajantes passarão ainda por detectores de metal. A administração da Rodoferroviária ainda não sabe se o equipamento será de mão (os chamados pica-paus) ou instalados em portas, como ocorre em bancos e repartições públicas. Mas o equipamento servirá para impedir o embarque de pessoas armadas que possam anunciar assaltos no meio da viagem - como ocorreu há dois meses, num ônibus da Real Expresso que seguia para Belo Horizonte (MG) e foi assaltado próximo a Luziânia (GO). Além disso, toda a bagagem dos passageiros passará por equipamentos de raio-X.


Esta será a principal forma de fiscalizar o que é transportado pelos passageiros e evitar problemas como o tráfico de armas. A instalação destes equipamentos ocorre por determinação do Governo Federal, depois da assinatura de um convênio entre os ministérios do Transporte e da Justiça. A orientação é dotar os 5,5 mil terminais rodoviários do país, principalmente das capitais, de detectores de metais e aparelhos de raio-X.


De acordo com o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, a fiscalização das bagagens é deficiente, facilitando assaltos a ônibus interestaduais.


De maio a dezembro de 2000, foram registrados 261 crimes deste tipo - 62 deles, praticados por assaltantes embarcados. Brasília, por ser a capital brasileira, será a primeira cidade a implantar as mudanças e servirá de modelo para os demais terminais. Tudo deve ficar pronto no começo do segundo semestre. A partir daí, o projeto será ampliado para os estados.


Fonte: transportes.gov






TAGS: Obras  

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