Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Ministro da Secretaria de Aviação Civil <<voltar
Secretaria visita aeroportos regionais de Santa Catarina

Terça-feira, 01 de dezembro de 2015  

A Secretaria de Aviação da Presidência da República cumpre, até quinta-feira (3), cronograma de visitas técnicas aos aeródromos de Correia Pinto, Lages, Joaçaba e Chapecó, em Santa Catarina. Os terminais estão entre os contemplados no Programa de Aviação Regional e receberão investimentos para melhoria da infraestrutura aeroportuária.

O objetivo da vistoria é verificar o andamento dos quatro projetos previstos pelo programa, além de examinar o status de 11 dos 13 aeroportos com gestão delegada ao governo estadual – Joinville e Navegantes são administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

O Programa de Aviação Regional prevê cinco etapas: Estudo de Viabilidade Técnica (EVT), Estudo Preliminar (EP), Anteprojeto (AP), Licitação e Obras. O aeroporto de Joaçaba encontra-se em elaboração de Anteprojeto, fase que antecede o processo de licitação, bem como o início das obras. O projeto prevê um novo terminal de passageiros, adequação da pista de pouso/decolagem, pátio para duas aeronaves e uma nova seção contraincêndio.

Outros oito estão em EP, etapa que estuda o tamanho de pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves, terminal de passageiros e investimentos necessários para cada aeródromo - como é o caso de Caçador, Correia Pinto, Jaguaruna, Joinville, Lages, São Joaquim, São Miguel do Oeste e Três Barras.

Chapecó, Forquilhinha e Navegantes ainda estão em fase de EVT, onde a topografia do local é analisada e o tamanho do aeroporto é definido, com base em estudos socioeconômicos. Concórdia, por sua vez, é o único que encontra-se em estudo complementar aos estudos de viabilidade técnica.

PROGRAMA

O Programa de Aviação Regional foi criado em dezembro de 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional.

Mais de 40 milhões de brasileiros vivem, hoje, a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região. O programa trabalha para encurtar essas distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário.

O investimento é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que somente podem ser aplicados no desenvolvimento e fomento do setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados e municípios.



Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha