O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse ao deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), nesta segunda-feira, 2/2, que está tratando do licenciamento ambiental do aeroporto de Dourados com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O parlamentar afirmou que também se empenhará para ajudar neste pedido junto ao órgão estadual.
Dourados faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária e para ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira. O aeroporto douradense é um dos nove de Mato Grosso do Sul a serem incluídos no programa.
O aeroporto regional de Dourados é hoje administrado em parceria com a Prefeitura, através de convênio com o governo do Estado.
A ideia é adequar o aeroporto a uma cidade de porte médio a grande, que atenda a uma população bem acima de 200 mil habitantes. Dourados é um município polo de mais 34 cidades.
Estudo recente divulgado em setembro de 2014 na Airport Infra Expo&Aviation Expo, em São Paulo, listou os 100 aeroportos regionais do Brasil com maior potencial de desenvolvimento. Numa escala que varia entre Muito Alto, Alto, Médio e Baixo desenvolvimento, Dourados ficou com a classificação de nível Alto de desenvolvimento, ficando em terceiro lugar na região Centro-Oeste, perdendo apenas para Anápolis (GO) e Rondonópolis (MT). Na classificação geral ficou em 35º lugar entre os 100 estudados.