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Ministro dos Transportes <<voltar
Duplicação da BR-116 será concluída em 2002

Quarta-feira, 30 de novembro de -0001  

Por Sergio Araujo Uma das principais reivindicações da zona sul do Estado, a duplicação da BR-116, começa a se tornar uma realidade. Como toda grande obra rodoviária, o primeiro passo é a elaboração do projeto final de engenharia. Foi com esse objetivo que o ministro dos transportes, Eliseu Padilha, e o chefe do 10° Distrito Rodoviário do DNER, Haroldo Malta, tendo como testemunha o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Otomar Vivian (PPB), assinaram os contratos com quatro empresas de consultoria, vencedoras da licitação pública realizada para projetar a duplicação dos 219 quilômetros da BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas.

As empresas contratadas formam: Magna Engenharia Ltda.(lote 1), Ecoplan Engenharia Ltda (lote2), STE – Serviços Técnicos de Engenharia S/A (lote 3) e EneconS/A – Engenharia e Economistas Consultores (lote 4). O ministro Padilha falou sobre a disposição do presidente Fernando Henrique Cardoso em ver as obras concluídas até dezembro de 2002. A fase de elaboração dos projetos é de 300 dias, prazo este que o ministro dos Transportes espera ver reduzido para seis meses. A solenidade foi realizada no salão Júlio de Castilhos, espaço este considerado pelo deputado Otomar Vivian como de importância histórica, tais foram os grandes atos nele realizados “a exemplo deste que presenciamos”, e que contou com a presença de vários deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e empresários da área dos transportes.

Em seu pronunciamento o ministro Padilha disse que os R$6,2 milhões aplicados na elaboração dos projetos significam a disposição do Governo Federal de realizar a duplicação. Segundo ele, a busca de recursos para a execução das obras, estimadas em R$ 520 milhões, já está sendo providenciada junto aos organismos internacionais de financiamento. Para o ministro, uma vez efetuada a duplicação, os maiores beneficiados serão os usuários da BR-116, que irão trafegar com maior fluidez e segurança, reduzindo o tempo de viagem e reduzindo significativamente os acidentes de trânsito. Padilha aproveitou o evento para anunciar que na última semana o Governo Federal liberou R$ 60,3 milhões para a execução de serviços de restauração, conservação, eliminação de pontos críticos e construção de rodovias federais no Rio Grande do Sul.

As obras de eliminação de pontos críticos referem-se à construção de trevos nas BRs 116,285 e 386, e as de construção nos seguintes trechos: BR-101, entre Tavares e São José do Norte e entre Osório e Torres; BR-285, entre Vacaria e a divisa com Santa Catarina; BR-116, viaduto no cruzamento da rua Rincão, em Novo Hamburgo; BR-158, entre Santa Maria e Rosário do Sul; BR-486, entre Três Passos e Porto Boberbo; BR-481, entre Salto do Jacuí, Sobradinho e Candelário, BR-386, entre Lajeado e Canoas, incluindo a ponte sobre o rio Taquari; BR-472, contorno de Santa Rosa e acesso ao aeroporto de São Borja; e BR-158, em Júlio de Castilhos.

O presidente da Assembléia enfatizou o oportunismo dos naúncios de obras rodoviárias, uma vez que apesar do esforço federal de investir nesta e em outras áreas, no Rio Grande, as mesmas não são de conhecimento da maioria da população. Especificamente a duplicação da BR-116, segundo Otomar Vivian, tem um importante significado econômico e social, “pois não se pode pensar na logística, principalmente o transporte rodoviário”. Otomar disse ao ministro Padilha, do orgulho, do agradecimento do Poder Legislativo gaúcho de ter abrigado ato de tamanha grandeza, oferecendo novamente suas instalações para que, em breve, sejam lançados os editais para a execução efetiva das obras da duplicação da BR-116.

Fonte: Diário da Assembléia/ Porto Alegre/ RS, 05/07/2000






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