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Ministro da Secretaria de Aviação Civil <<voltar
Projeto de Eficiência Operacional passa a ser aplicado no aeroporto de Belém

Quarta-feira, 07 de outubro de 2015  

O Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro, em Belém (PA), vai iniciar a implantação da etapa um do Projeto Eficiência Operacional em Aeroportos (PEOA), que consiste na melhoria com foco nos procedimentos de embarque e desembarque de passageiros, check-in, emigração e imigração, assim como o manuseio e restituição de bagagens. A ação já foi implantada nos aeroportos de Porto Alegre, Recife, Santos Dumont, Congonhas, Salvador, Cuiabá, Fortaleza, Curitiba e Manaus.

Segundo o superintendente de Gestão Operacional da Infraero, Antônio Erivaldo Sales, o objetivo do projeto é aperfeiçoar as práticas operacionais do aeroporto, com base nos resultados já obtidos nos demais terminais em que o projeto foi aplicado. As ações são realizadas com a participação de todos entes do aeroporto e envolvem o fluxo operacional do passageiro: check-in, inspeção de segurança, alfândega, emigração, imigração e restituição de bagagem.

Para o diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação, Paulo Henrique Possas, o processo iniciado em 2011 no Aeroporto de Guarulhos trouxe benefícios na gestão dos processos operacionais relacionados aos passageiros e bagagens. “Nós replicamos a etapa um do projeto – iniciado em Guarulhos – em nove aeroportos da Infraero e, com isso, conseguimos melhorias significativas na redução do tempo de embarque e desembarque de passageiros”, completou Possas.

Segundo o diretor, a conclusão da etapa um no aeroporto de Belém está prevista para o fim de novembro. No mês de dezembro, os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) deverão concluir a etapa dois – iniciada em setembro – que trata da otimização da operação de aeronaves no pátio e pista. Pelo planejamento da Infraero, os próximos aeroportos a iniciarem a etapa 2 serão os de Manaus e Recife. “Santos Dumont e Congonhas, que passaram pela etapa 1 em 2012, serão os primeiros a passarem pela etapa 2. Ainda na etapa um, Belém iniciará o diagnóstico com objetivo de dar início ao projeto no aeroporto da capital paraense”, concluiu Possas.

Eficiência

O início do PEOA foi no Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos, em 2011, quando uma consultoria técnica especializada, apoiada pela Secretaria de Aviação e o Movimento Brasil Competitivo, conduziu os trabalhos, com ênfase nas ações de curto prazo voltadas à redução do tempo de embarque e desembarque de passageiros.

Depois disso, a Etapa 1 do Projeto foi aplicado em 11 Aeroportos, sendo na atualidade 9 aeroportos administrados pela Infraero. Foram eles: Confins, Galeão, Congonhas, Santos Dumont, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá e Curitiba.

Benefícios da primeira etapa:
Melhoria na qualidade dos serviços prestados aos usuários; Otimização do tempo de processamento de passageiros e bagagens; Integração dos agentes que atuam nos aeroportos; Fortalecimento da Autoridade Aeroportuária; Monitoramento da operação com passageiros e bagagens; Melhoria da imagem do setor aéreo junto à sociedade.


Benefícios esperados para segunda etapa:
Melhoria da segurança operacional na operação de aeronaves; Melhoria da segurança operacional na área de movimento; Ampliação do contexto do projeto na Autoridade Aeroportuária; Monitoramento da operação com aeronaves.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil



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