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Ministro dos Transportes <<voltar
Duplicação da BR101 antecipada

Sexta-feira, 13 de junho de 1997  

Ministro Padilha - Duplicação da BR-101 antecipada
O cronograma de duplicação da BR· 101 entre Palhoça e Osório (RS) foi adiantado em seis meses. As obras, programadas inicialmente para a segunda metade de 1998, deverão começar no Inicio do próximo ano. Até o final deste mês, o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, irá a Osório lançar o edital do projeto de engenharia. Ainda este ano, com o projeto concluído , será lançada a licitação para contratação das empresas que farão a duplicação dos 22 lotes que compõe o trecho.

São 370 quilômetros de obras - 100 no Rio Grande do Sul e 270 em Santa Catarina - que consumirão US$ 870 milhões em investimentos e cerca de um ano e meio de trabalho. Se o cronograma for cumprido, até a metade de 1999 a duplicação estará concluída. O governo federal entrará com US$ 226 milhões.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Exlibank - banco de Investimentos japonês - irão financiar o restante, com US$ 322 milhões cada um. De acordo com o ministro, o financiamento esta garantido, sem necessidade de ser aprovado pelo Congresso. Como esta parte é apenas a continuação do projeto do Corredor do Mercosul, já aprovado, não há necessidade de passar novamente pelo Congresso, afirmou.

O Corredor do Mercosul é Formado pela rodovia BR-116, no trecho entre São Paulo e Curitiba, pela BR-376 de Curltiba a divisa do PR/SC e pela BR·101 entre a divisa e Osório. A estrada é a principal , ligação entre São Paulo, o Sul do pais e dos países do Mercosul, principalmente Argentina e Uruguai. A duplicação vinha sendo reivindicada há cerca de duas décadas pelos estados da região Sul, e o custo da obra era a principal dificuldade.

Hoje a duplicação é o maior projeto viário em andamento no mundo, chegando a US$ 2,2 bilhões (entre Palhoça e São Paulo há trechos duplicados, outros sendo ampliados e ainda trechos licitados e contratados).

NOVO RUMO - No início do governo Fernando Henrique Cardoso, a duplicação foi incluida entre as prioridades da I União, principalmente por causa da dificuldades de transporte que havia entre o Brasil e os demais países do Mercosul. Hã duas semanas, Padilha havia garantido que a parte Sul da duplicação era irreversível. O cronograma, no entanto era nebuloso.

Uma conversa com o presidente Fernando Henrique Cardoso na sexta-feira passada mudou os rumos com a aprovação da emenda da reeleição, o governo entrou em campanha. Os próximos meses devem fazer aparecer uma série de projetos que andavam na sombra com o empenho do governo em aprovar a emenda da reeleição e as reformas constitucionais. A ordem é deixar o Congresso com as reformas e mostrar serviço.

O ministro pretende investir o tempo que tem para fazer andar os projetos que já existem e incluir outros na pauta. Nesse tempo dá para fazer fazer muita coisa, afirma. Entre os projetos a serem anunciados nas próximas semanas está também a municipalização do Porto de Itajaí. Esse deve ser um pacote que incluirá também os portos de Imbituba e Tubarão. Ainda não está definido quais serão municipalizados, estadualizados ou passarão para a iniciativa privada.

TRENSURB SERÁ AMPLIADO

Na onda de obras anunciadas pelo Ministério dos Transportes, o Rio Grande do Sul foi premiado ontem com a garantia de que o TRENSURB (Trem da região metropolitana de Porto Alegre) será ampliado até Gravataí. Esta sexta-feira, o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, irá à capital gaúcha divulgar o projeto, que inclui 15 quilômetros de obras. A ampliação ligará Porto Alegre e Gravataí, passará por Alvorada e Cachoeirinha, e poderá ter ramificações até Viamão.

O cronograma do início das obras, no entanto, não está garantido, e nem os recursos que ira financiar o projeto. O que o Ministério tem em mãos, nesse momento, é o estudo de viabilização econômica, e a garantia do presidente Fernando Henrique Cardoso de que a obra passa a ser prioridade do governo. O relatório final sobre a obra deve estar pronto até o final de julho.

Fonte: DNER 13/06/97







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