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Ministro da Secretaria de Aviação Civil <<voltar
Obras no aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, são retomadas

Quinta-feira, 25 de junho de 2015  

Créditos: Infraero/Divulgação
O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, assinaram, nesta quinta-feira (25/06), a ordem de serviço para a retomada das obras no aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES). O investimento será de R$ 523,5 milhões e a conclusão dos trabalhos está prevista para setembro de 2017.

Para o ministro, a retomada dos trabalhos comprova a atenção que a Secretaria de Aviação Civil tem dado à situação do aeroporto. “Como venho afirmando desde o início do ano, Vitória é uma rioridade para o governo federal. A demonstração disso é a nossa vinda aqui para assinar a primeira ordem de serviço para a retomada das obras depois da aprovação do orçamento”, apontou Eliseu Padilha.

Gustavo do Vale acredita que a ampliação do aeroporto vai contribuir para o crescimento da economia do estado. “A nova estrutura permitirá receber 6,5 milhões de passageiros por ano, ampliando a atual capacidade operacional, melhorando o serviço que prestamos aos passageiros e abrindo possibilidades para desenvolver o transporte aéreo, a economia e o turismo do estado do Espirito Santo”, afirma. Atualmente, o aeroporto movimenta 3,5 milhões de viajantes por ano.

Entre as obras previstas está um novo terminal de passageiros, nova pista de pouso e decolagem, que terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura, capaz de receber aeronaves do tipo 767-300. O prazo de execução das obras é de dois anos e meio. As obras serão realizadas pelo consórcio das empresas Jota Ele, Damiani e EMPO, que venceram a licitação em dezembro de 2014. Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, também estiveram presentes o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; o prefeito de Vitória, Luciano Rezende; além de prefeitos de cidades vizinhas.



MAIS INVESTIMENTOS

Outras duas obras da Infraero para atender ao novo terminal já estão prontas. Uma delas é a nova torre de controle. A Infraero investiu R$ 16 milhões no projeto da nova torre, que abrigará todos os serviços de navegação aérea (controle de tráfego, meteorologia, informações e telecomunicações aeronáuticas).O outro investimento, de R$ 9,9 milhões, é a nova Seção de Combate a Incêndio (SCI), agora com 2,6 mil m², quase quatro vezes a atual, que conta com 691,7 m². Com essa nova estrutura, a Infraero aprimorou a segurança das operações, com espaço para oito caminhões de combate à incêndio, além da nova localização, permitindo um deslocamento mais ágil em caso de emergência aeronáutica.

HISTÓRICO DAS OBRAS

As obras foram iniciadas em 2005 e o contrato foi rescindido em maio de 2009, após a Infraero acatar acórdão do Tribunal Contas da União (TCU), que passou a reter parte dos valores contratuais. Até a paralisação, foram executados 40% dos serviços. O valor do primeiro contrato era de R$ 337,4 milhões. Em 2012, a Infraero e o consórcio responsável pelo primeiro contrato firmaram um termo de acordo com o objetivo de definir parâmetros e condições para a retomada das obras. Foram assinados dois aditivos ao contrato para atualizar e complementar o projeto executivo e orçamento do novo terminal e da infraestrutura.

Após a complementação dos projetos e orçamento, o material foi enviado ao TCU, que não aprovou a proposta de retomada do empreendimento com o primeiro consórcio construtor e determinou a realização de novo processo licitatório. O novo processo licitatório, realizado nos termos do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), se encerrou no final de 2014 e o consequente contrato foi assinado em fevereiro deste ano com o consórcio Jota Ele/Damiani/Empo, vencedor do processo.

ILS VOLTA A FUNCIONAR

O sistema de pouso por instrumentos, conhecido como ILS (sigla em inglês para Instrument Landing System), do aeroporto de Vitória (ES), voltou a ter o seu funcionamento normalizado nesta segunda-feira (22/06). O equipamento estava sem operar desde de dezembro de 2014 devido à interferências eletromagnéticas que estavam prejudicando a qualidade de seu sinal.

O sistema permite maior precisão ao piloto e torre no procedimento de pouso por instrumento das aeronaves, principalmente em dias de mau tempo. Com o ILS do Aeroporto de Vitória em funcionamento é possível reduzir em até 75% o tempo de suspensão das operações em condições meteorológicas adversas. O sistema funciona em outros 35 aeroportos brasileiros e está presente em praticamente todas as capitais.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil






TAGS: Infraero   Aviação Civil   Aeroportos  

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