O Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães, reunida nesta quarta-feira (25), em Brasília, elegeu a nova Diretoria Administrativa da instituição para a o biênio 2013/2015. O deputado
Eliseu Padilha (RS) foi reconduzido à presidência da Fundação, que terá também o deputado
Lelo Coimbra (ES) como vice-presidente, a deputada
Marinha Raupp (RO) como diretora-secretária, e
Afrísio Filho (DF) como diretor-tesoureiro.
Para Padilha, sua recondução é o reconhecimento e o estímulo de um desafiador trabalho desenvolvido por abnegados companheiros ligados à Fundação em todo o território nacional na formação política, no debate e editoria que a fundação tem promovido. Hoje, sua formação política, presente em todos os estados da federação, já registra mais de 200 mil matrículas. “A Direção da Fundação tem cumprido as metas estabelecidas pelo nosso Conselho e chanceladas pela Direção do Partido desde nossa posse em 2007: levar conhecimento e formação política a todo o Brasil; editar Revista e livros de cunho acadêmico, técnico e científico e promover o debate interno e externo das grandes questões políticas nacionais”.
“Avançamos muito, mas em relação ao muito que temos que caminhar ainda andamos muito pouco. As ruas tem confirmado nossas previsões de que, sem paralelo em nossa história política, temos que integrar à cidadania à organização política. Todos os cidadãos querem e tem direito de se tornarem protagonistas do processo político”, disse Padilha.
Os conselheiros também aprovaram a criação de grupos temáticos que irão discutir propostas políticas para o partido. Segundo o presidente Eliseu Padilha, “a ideia é reunir as propostas dos peemedebistas para que a Academia dê tradução ao que foi levantado e especialistas o transformem em um documento”.
O presidente da Fundação no Rio Grande do Norte, Gleire Belchior (RN), coordenará os trabalhos. “Serão definidos os temas que serão discutidos pelos grupos, que serão formados pelos membros do Conselho Curador, para a construção de um Plano de Governo para o Partido, com o objetivo de estabelecer pressupostos e fundamentos para que os Planos Regionais sejam elaborados segundo as indicações da Fundação”, explicou.
A minirreforma eleitoral aprovada pelo Senado foi também discutida na reunião, em especial o ponto que altera a destinação dos recursos não utilizado pelas fundações partidárias aos partidos no fim do ano em exercício. Uma carta em repúdio à alteração foi aprovada. Na opinião dos conselheiros, a proposta prejudicará o trabalho das fundações, principalmente as que tem grande atuação na formação dos quadros partidários.
Na reunião também foi aprovada a proposta orçamentária da Fundação Ulysses e as novas diretorias das filiais do Amazonas, do Ceará, do Piauí e do Tocantins, além da alteração da diretoria nas filiais do Acre e de Santa Catarina.
Confira abaixo a composição completa da nova Diretoria Administrativa nacional da Fundação Ulysses Guimarães:
Diretor PresidenteEliseu Padilha (RS)
Diretor Vice-PresidenteLelo Coimbra (ES)
Diretor SecretárioMarinha Raupp (RO)
Diretor TesoureiroAfrísio Vieira Lima Filho
Secretário-ExecutivoJoão Henrique de Almeida Sousa (PI)
DiretoresMoisés Nogueira Avelino (TO)
Edinho Bez (SC)
Edson Ezequiel (RJ)
Waldemir Moka (MS)
Romero Jucá (RO)
Diretores SuplentesOsmar Terra (RS)
Fátima Pelaes (AP)
Mauro Benevides (CE)
Secretário-Executivo AdjuntoFrancisco de Assis Mesquita