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Ministro da Secretaria de Aviação Civil <<voltar
Audiência pública discute situação do Aeroporto de Ribeirão Preto

Sexta-feira, 27 de novembro de 2015  

Créditos: Padilha participou de debate na Câmara dos Deputados, em Brasília. (Foto: Elio Salles/SAC)
Em audiência pública realizada na quinta-feira (26) na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, afirmou que a expectativa é licitar as obras do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), no primeiro semestre de 2016. Para isso, será necessário cumprir os cronogramas apresentados pela Secretaria de Aviação da Presidência da República e pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo.

Segundo o ministro, o aeroporto de Ribeirão Preto é importante para o Programa de Aviação Regional e para a região, pois movimenta mais de 1,1 milhão de passageiros por ano. Se o cronograma for cumprido, no primeiro trimestre deveremos ter a conclusão do Anteprojeto e, em seguida, ter a licitação do projeto da obra, pontuou Padilha.

Hoje, o Leite Lopes tem um Terminal de Passageiros com 4 mil m², pátio de aeronaves de 42 mil m² e pista de pouso e decolagem com 1.800 x 45m. O projeto da Secretaria de Aviação prevê a construção de um novo terminal de passageiros, com 30 mil m², com oito pontes de embarque; ampliação da pista de pouso e decolagem em 500m (dimensão final 2.600 x 45m), reforma e ampliação do pátio de aeronaves (totalizando 78 mil m²) e a reforma e ampliação da Seção Contraincêndio.

Simultaneamente às obras do Governo Federal, o Estado de São Paulo deverá encaminhar a desapropriação de aproximadamente 390 mil m² e a construção do Mergulhão da Av. Thomás Alberto Whately. De acordo com o secretário de Logística e Transportes de São Paulo, Duarte Nogueira, todas as questões de natureza técnica e ambiental referentes ao Aeroporto Leite Lopes estão sendo cumpridas à risca. Vamos cumprir o cronograma juntos, concluiu Nogueira.

Internacionalização
Em relação à internacionalização, o ministro Eliseu Padilha informou que, por parte da Secretaria, o aeródromo já possui o registro para receber cargas internacionais. O superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Ricardo Volpi, presente na audiência, também confirmou que o Leite Lopes já pode operar cargas internacionais. Segundo ele, a licitação feita para a operação de cargas não previa qualquer investimento ou ampliação da pista.

Próximos passos
1. Aprovação final pela Secretaria de Aviação e Daesp dos estudos conceituais do Terminal de Passageiros e Seção Contraincêndio, previsto para dezembro de 2015;
2. Conclusão do Plano de Controle Ambiental, previsto para 2015;
3. Conclusão do Anteprojeto (infraestrutura, edificações e ambiental) para o primeiro trimestre de 2016;
4. Licitação dos projetos executivos e obras.

O que foi feito
Em relação aos estudos executados pela Secretaria para o aeroporto de Ribeirão Preto, dentro do Programa de Aviação Regional, foram concluídos:
1. Projeção de demanda, em junho de 2013;
2. Estudos de Viabilidade Técnica, em novembro de 2014;
3. Estudo Preliminar, em novembro de 2014;
4. Licenciamento ambiental (ratificada pela Cetesb a Licença de Operação e Regularização), em abril de 2015;
5. Levantamento topográfico, em maio de 2015.



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