Busca no site

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha

Ministro da Secretaria de Aviação Civil <<voltar
Eliseu Padilha pede a INFRAERO que dê andamento a ampliação da pista do Salgado Filho

Quinta-feira, 22 de janeiro de 2015  

Para afastar qualquer dúvida ou especulação sobre o assunto e para esclarecer a situação do planejamento que prevê a ampliação da capacidade do Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho e sua execução, sob a responsabilidade da INFRAERO, entidade vinculada à SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, esclarecemos o seguinte:

1 – O PLANO DIRETOR DO SALGADO FILHO ELABORADO PELA INFRAERO EM FEVEREIRO DE 2011

Prevendo o esgotamento da capacidade de processamento do atual Terminal de Passageiros, que tão bem atende aos porto alegrenses e aos turistas que visitam a capital, conforme comprovado no Mundial de Futebol, a Infraero revisou em fevereiro de 2011 o PLANO DIRETOR para o Aeroporto Salgado Filho, a fim de garantir a manutenção do padrão de qualidade e conforto atualmente oferecido aos seus usuários. A primeira fase do referido plano iniciou sua implantação em 2014.

2 – OBRAS PARA AMPLIAÇÃO DO SALGADO FILHO

obras:
Nesta Primeira Fase do Plano Diretor, ora em execução, estão previstas as seguintes


2.1 – Ampliação do Terminal de Passageiros 1, em desenvolvimento, com conclusão prevista para janeiro de 2017, aumentando a área hoje disponível de 41.502 m2 para 60.300 m2.

2.2 – Ampliação do Pátio de Aeronaves e Pistas de Táxi, com conclusão prevista para março de 2015.

2.3 – Construção de um novo Terminal de Cargas, com área de 18.000 m2, com conclusão prevista para setembro de 2016.

2.4 – Construção de um novo Pátio para o novo Terminal de Cargas, com conclusão prevista para agosto de 2015.

2.5 – Ampliação da Pista de Pouso e Decolagem em 920 metros, passando para a extensão de 3.200 metros. Projeto em fase de análise no Conselho de Administração da INFRAERO.

2.6 – Construção de um novo Edifício Garagem a ser executado em parceria com o Setor Privado, com previsão de lançamento do edital em junho de 2015.

2.7 – Construção de um Hotel com, no mínimo, 200 apartamentos, em parceria com o Setor Privado, pelo prazo de 25 anos, com previsão de término das obras em abril de 2016.

3 – A INFRAERO ESPERAVA PELA CARGA PARA AMPLIAR A PISTA

Como a principal variável levada à consideração do Conselho de Administração da Infraero, para definir o momento de início das obras de ampliação da pista, foi a alegada necessidade decorrente do aumento de cargas aéreas a serem movimentadas no Aeroporto, e como as operações com cargas permanecem em torno de 35.000 ton/ano (16.000 para importação/exportação), já há mais de 5 (cinco) anos, a INFRAERO passou a sustentar que “as obras de ampliação da pista seriam iniciadas se e quando fossem necessárias”, uma vez que atualmente ela opera com cargas e passageiros, com grande folga, utilizando apenas 54 % de sua capacidade. Some-se a isto o fato de que, segundo a INFRAERO, tal ampliação e operação da pista só ser possível: i) quando da plena e efetiva posse da União de toda a área do sítio aeroportuário; ii) e se alicerçada em um complexo sistema de estacas, fixadas a uma profundidade média de 25 metros, que suportará uma plataforma em concreto destinada a servir de base para a construção dos 920 metros adicionais de pista, que dada à inconsistência do solo tem custo estimado em mais de R$ 650.000.000,00 (seiscentos e cinquenta milhões de reais).

4 – O INCIDENTE DO POUSO DA AZUL NA PISTA DA BASE AÉREA DE CANOAS

Como era de se esperar, a posição da INFRAERO, terceira maior operadora aeroportuária do mundo, com 42 anos de excelentes serviços prestados a sociedade brasileira, passou a ser defendida, também, pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

No entanto, no dia 19 de janeiro de 2015, o voo 4111 da Companhia Aérea Azul, que tinha como destino o Aeroporto Salgado Filho, desceu na Base Aérea de Canoas, mediante a justificativa de pane na aeronave, o que determinava que ela pousasse em uma pista mais extensa, para a garantia da segurança dos passageiros.

5 – PROJETO PARA AMPLIAÇÃO DA PISTA DEVE TER ANDAMENTO

Cientificado do incidente com a aeronave da Azul, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República encaminhou, imediatamente, à INFRAERO o Ofício n. 33/2015/SAC-PR (cópia anexa), solicitando que seu Conselho de Administração avaliasse a conveniência e oportunidade de ser dado andamento ao projeto de ampliação da pista do Salgado Filho, levando em conta não a alegada, mas incomprovada, demanda de carga, até então fator determinante, mas sim e especialmente a indispensável segurança de voo.

Estes são os fatos. Versões diferentes sobre eles correm por conta de seus autores.

Brasília, 22 de janeiro de 2015.

ELISEU PADILHA
Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República






TAGS: Porto Alegre   Obras   Notas oficiais   Aeroporto Salgado Filho  

Youtube Facebook Twitter Flickr Picasa Blog - Dep. Eliseu Padilha Blog - Poucos Fazem Tanto Blog - Imagens Blog - Ministro Eliseu Padilha