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Ministro dos Transportes <<voltar
Ministro dos Transportes liberou ontem R$ 6,2 milhões para projetos finais de engenharia

Terça-feira, 04 de julho de 2000  

O Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha e o chefe do 10º Distrito Rodoviário do DNER Haroldo Matta, assinaram ontem os contratos com quatro empresas de consultoria, vencedoras da licitação pública realizada para a elaboração do projeto final de engenharia da duplicação dos 219 quilômetros da BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas, antiga reivindicação da Zona Sul do Estado. As empresas contratadas foram a Magna Engenharia Ltda. (lote1), Ecoplan Engenharia Ltda. (lote 2), STE – Serviços Técnicos de Engenharia S/A (lote3) e Enecon S/A – Engenharia e Economistas Consultores (lote 4). Esta etapa consumirá R$ 6,2 milhões.

Segundo afirmou Padilha, a disposição do governo federal é de ver as obras concluídas até dezembro de 2002. A fase de elaboração dos projetos é de 300 dias, prazo que o Ministro dos Transportes espera ser reduzido para seis meses.

A solenidade foi realizada no salão Júlio de Castilhos, com a presença de vários deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e empresários da área dos transportes. Em seu pronunciamento, o ministro Padilha disse que a busca de recursos para a execução das obras, estimadas em R$ 520 milhões, já está sendo providenciada junto aos organismos internacionais de financiamento. Para o ministro, uma vez efetuada a duplicação, os maiores beneficiados serão os usuários da BR-116, que irão trafegar com maior fluidez e segurança, reduzindo o tempo de viagem e reduzindo significativamente os acidentes de trânsito.

Padilha aproveitou o evento para anunciar que na ultima semana o Governo Federal liberou R$ 60,3 milhões para a execução de serviços de restauração, conservação, eliminação de pontos críticos e construção de rodovias federais no Rio Grande do Sul. As obras de eliminação de pontos críticos referem-se a construção de trevos nas BR’s 116, 285 e 386, e as de construção nos seguintes trechos: BR 101, entre Tavares e São José do Norte e entre Osório e Torres; BR-285, entre Vacária e a divisão com Santa Catarina; BR-116, viaduto no cruzamento da rua Rincão, em Novo Hamburgo; BR-158, entre Santa Maria e Rosário do Sul; BR-486, entre Três Passos e Porto Soberbo; BR-481, entre Santo do Jacuí, Sobradinho e Candelária; BR-386, entre Lajeado e Canoas, incluindo a ponte sobre o rio Taquarí; BR-472, contorno de Santa Rosa e acesso ao aeroporto de São Borja; e BR-158, em Júlio de Castilhos.

A duplicação da BR-116, um dos trechos da Rodovia do Mercosul em solo gaúcho, está prevista no Programa Avança Brasil DO Governo Federal. A estrada também é conhecida como corredor de exportação para o Porto de Rio Grande. A estimativa é de que trafegam pela rodovia, em média, 12 mil veículos por dia.

Fonte: Folha do Sul / Caxias do Sul 04/07/2000






TAGS: Rio Grande do Sul   Pelotas   Obras   Investimento   BR-116  

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