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Eliseu Padilha: “o Porto de Rio Grande está sendo preparado para ser o Porto do Mercosul”
No dia 7 de junho, às 9h15min, o ministro dos Transportes Eliseu Padilha concedeu esta entrevista, por telefone, à Rádio Cerro Azul AM e Rádio Shamballa FM. Pela importância dos temas comentados, publicamos a entrevista nesta edição. A seguir o teor da entrevista:
Dragagem do porto deve levar 90 dias
Bertacin informa que a Legislação (Lei 9.43297) pretende incluir a participação das empresas brasileiras no mercado de dragagem dos portos, assegurando geração de renda interna e empregos no país.
O Porto do Mercosul
Não é outro o significado do anúncio feito na segunda-feira em Porto Alegre pelo ministro dos Transportes. Segundo o senhor Eliseu Padilha, o governo federal investirá R$ 215 milhões no prolongamento dos molhes do porto de Rio Grande e aplicará ainda outros R$ 180 milhões na dragagem do canal de acesso, aumentando o calado de 12 metros para 18 metros.
Recursos para o porto
Em vez das embarcações ficarem no Rio ou na Argentina, ou nem mesmo poderem chegar ao Mercosul devido o seu tamanho, podem ancorar no porto de Rio Grande e a mercadoria ser distribuída para o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, disse Padilha.
Rio Grande será o porto do Mercosul
O edital de licitações será publicado hoje no Diário Oficial da União, conforme informou o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha. O anúncio foi feito ontem, em Porto Alegre, durante seminário “RS-Exportar para Crescer”, no Hotel Plaza São Rafael.
Navegação interna gaúcha ganhará mais importância
A possibilidade do porto de Rio Grande receber navios tornará quase obrigatórios novos incentivos à navegação interna no Estado. Afora o projeto do governo do gaúcho em oferecer 17 pés na hidrovia entre Rio Grande e Porto Alegre, o alfandegamento do porto de Estrela é o ponto fundamental para que o modal aproveite a capacidade de Rio Grande.
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