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Eliseu Padilha autoriza licitação para dragagem da Lagoa Mirim (RS)

Sexta-feira, 24 de agosto de 2001  

Eliseu Padilha autoriza licitação para dragagem da Lagoa Mirim
O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, autoriza hoje (24/08/2001), às 16 horas, na Administração do Porto de Porto Alegre, o início do processo de licitação para a dragagem da Lagoa Mirim (RS).


Esta será a segunda etapa (e última) da dragagem do Canal do Sangradouro na Lagoa Mirim. As obras começam nos próximos meses, e representam a implantação de um corredor multimodal (ferrovia, hidrovia e rodovia) ligando São Paulo a Montevidéu (Uruguai).


A dragagem vai permitir a ligação lacustre entre os portos de Pelotas e de Santa Vitória do Palmar - última ligação que faltava para que uma carga pudesse fazer o trajeto do centro econômico do país (SP) até a capital uruguaia, com custos inferiores aos do transporte exclusivamente rodoviário.


O Corredor Multimodal (SP/Montevidéu) é composto por um segmento ferroviário de 1.100 Km de São Paulo até Estrela; um segmento hidroviário de 650 Km do Porto de Estrela até o Porto de Santa Vitória do Palmar e um segmento rodoviário de Santa Vitória até Montevidéu, no Uruguai. A dragagem de mais 1 metro de profundidade será feita ao longo de 15 quilômetros partindo da extremidade norte em direção ao centro da lagoa. O investimento de R$ 2 milhões com prazo de 4 meses para execução.


O Departamento de Hidrovias Interiores do Ministério dos Transportes realizou, em abril/2001, a primeira etapa da dragagem do Canal do Sangradouro - extremidade norte da Lagoa Mirim. O objetivo da obra era eliminar o ponto crítico que dificultava a navegação no local, próximo ao Canal de São Gonçalo que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos, formando um dos principais pontos da Hidrovia do Mercosul.


Devido à ocorrência de águas baixas e, muitas vezes, pela forte ação do vento na região o acesso à lagoa ficava impedido, até mesmo para embarcações de pequeno porte. Na primeira etapa foi feita a dragagem de 250 mil m³ de material arenoso, numa extensão de 6 km com largura média de 40 metros. Foram investidos R$ 350 mil para garantir uma profundidade mínima no canal de 2,3 metros que se verifica em aproximadamente 95% do tempo ao longo do ano (essa profundidade pode variar de acordo com o volume de água determinado pela incidência de chuvas).


Concluídas estas duas etapas, restarão a reimplantação da sinalização em toda a extensão da Lagoa Mirim e o aprofundamento do Canal do Sangradouro em mais um metro, quando se obterá uma profundidade de 3,3 metros. Mas para isso ainda serão necessários investimentos de R$ 1 milhão que poderão ser incluídos no orçamento de 2002.


Com a reativação da Lagoa Mirim através da ligação com a Lagoa dos Patos surgem também três novas alternativas de rota no transporte aquaviário da Região Sul:


1) Lagoa Mirim / Rio Jaguarão - às margens do Rio Jaguarão já existe uma pequena estrutura (trapiche) e por ali poderia ser escoado o arroz vindo do Uruguai.


2) Lagoa Mirim / Rio Cebollati (Uruguai) - já existe um projeto do Governo Uruguaio para a construção de um terminal neste rio que tem ligação com a Lagoa.


3)Lagoa Mirim / Santa Vitória do Palmar - em Santa Vitória já existe uma pequena estrutura (trapiche) onde está sendo feita a desobstrução em aproximadamente 1 km para o funcionamento.


Com isso, será possível embarcar arroz de Santa Vitória e do Uruguai. Essa carga poderá ser levada até Pelotas, Rio Grande e/ou diretamente ao Porto de Estrela. Histórico Esta ligação já foi muito utilizada nas décadas de 50 e 60 quando não existia a ligação rodoviária entre Chuí, Santa Vitória do Palmar e Pelotas.


Naquela época, a ligação do Sul do Estado com o Uruguai era feita apenas pela Lagoa Mirim. Com a construção da BR-471, e até hoje, o transporte pela Lagoa foi abandonado. Mas esta realidade já está sendo transformada. - Extensão: 190 km - Calado: de 2,5 a 3 metros - Características: apresenta uma das margens em território uruguaio, por isso, a Lagoa Mirim é uma atribuição do Governo Federal.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério dos Transportes
Fonte: Ascom/MT






TAGS: BR-471   Lagoa Mirim   Porto do Rio Grande  

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