Deputado Eliseu Padilha

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Padilha investiu R$425 milhões em portos e hidrovias do RS

publicado em 15 de Setembro de 2010
À época, Padilha vistoria as obras em Rio Grande
À época, Padilha vistoria as obras em Rio Grande
Foto: Divulgação

Os investimentos realizados para a conversão do Porto de Rio Grande em porto do Mercosul, a revitalização dos portos fluviais de Porto Alegre, Pelotas e Estrela, e a implantação das hidrovias do sul são importantes obras realizadas por Eliseu Padilha, à época em que foi ministro dos Transportes. Essas obras, fundamentais para o desenvolvimento do transporte multimodal de cargas no Rio Grande do Sul e para o aumento das exportações brasileiras, somam investimentos superiores a R$ 425 milhões, considerando apenas o modal aquaviário.

 

Os investimentos destinados ao Porto de Rio Grande somam R$ 395 milhões. A recuperação dos molhes, concluída em 1999, custou R$150 milhões e contribuiu para a manutenção da profundidade do canal de acesso e para proteger os navios das ondas. Com a modernização do porto e a conclusão de 25% das obras de ampliação dos molhes, os investimentos chegam a R$215 milhões. O aprofundamento do canal de acesso ao porto foi previsto no “Avança Brasil”, no valor de R$ 180 milhões. Modernizado, Rio Grande viria a constituir-se num dos três portos de maior concentração e distribuição de cargas no país, junto com Sepetiba (RJ) e Suape (PE), e o porto de maior calado do Mercosul.

 

A revitalização do Porto de Estrela faz parte do projeto de implantação da “Hidrovia do Mercosul” e se complementa com a reativação do transporte pela Lagoa Mirim, na Zona Sul do Estado. Com investimentos de cerca de R$ 5 milhões, o porto foi alfandegado e recebeu equipamentos para operação de contêiner, beneficiando todo o Vale do Taquari. Os portos de Pelotas e Porto Alegre também receberam equipamentos e investimentos de melhorias. No porto da capital, foram investidos R$ 11,6 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União, para o aumento da profundidade de calado de 17 para 19 pés e para a instalação de guindaste transferido da Codesp, com capacidade de 32 a 40 toneladas e valor estimado em R$ 5 milhões. A operação custou R$ 835 mil e foi realizada também no Porto de Pelotas, que recebeu um guindaste de valor estimado em R$ 2 milhões.

 

As hidrovias do Rio Grande do Sul receberam R$ 3,3 milhões em investimentos, no período em que Eliseu Padilha foi ministro dos Transportes. Para a dragagem, sinalização e balizamento da Lagoa Mirim foram liberados R$ 1,3 milhão. Para as obras de manutenção dos canais de navegação e do sistema de transposição, que incluem barramentos e eclusas nos rios Jacuí, Ibicuí e Taquarí, na faixa central do Rio Grande do Sul, foram destinados R$ 2 milhões. A revitalização das hidrovias gaúchas possibilitaram a consolidação da chamada "Hidrovia do Mercosul", que é um importante corredor para o escoamento de cargas, ligando as regiões Sul e Sudeste, saindo de Santa Vitória do Palmar (RS) até São Paulo, utilizando a multimodalidade que inclui o Porto Fluvial de Estrela, as hidrovias, rodovias duplicadas e ferrovias.

 

Eurico Batista (Assessoria de Imprensa)


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