Deputado Eliseu Padilha

banners000014.jpg

Página Inicial Eliseu PadilhaHistória Eliseu PadilhaTrabalho de Eliseu PadilhaNotíciasDebatePublicaçõesFotosCampanha 2010Facebook Eliseu PadilhaOrkut Eliseu PadilhaTwitter Eliseu PadilhaYoutube Eliseu PadilhaFlickr Eliseu Padilha

Notícias Eliseu Padilha

Padilha propõe realização do exame de toque prostático pelo SUS

publicado em 30 de Janeiro de 2012
Deputado Eliseu Padilha
Deputado Eliseu Padilha
Foto: Wendel Lopes/PMDB

Brasília (DF) - O deputado Eliseu Padilha (RS) apresentou à Câmara o Projeto de Lei (PL) 2772/2011, propondo a inclusão no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) à execução de ações voltadas a prevenção do câncer de próstata, incluindo a realização do exame de toque prostático em homens a partir dos 45 anos de idade.


“O tumor pode ser detectado através de um exame do nível de antígeno prostático específico no sangue (PSA) ou por um toque no reto. O toque retal é o método mais antigo, mais barato e ainda o mais usado pelos médicos para levantar suspeitas de câncer de próstata”, afirmou Padilha em sua proposta.


O parlamentar lembrou ainda que “em termos de valores absolutos, o câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de câncer”. E acrescentou: “no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Da mesma forma, nos EUA, o câncer da próstata só mata menos homens que o câncer de pulmão”.


IDADE – Em sua justificativa, Padilha apresenta dados e números do Ministério da Saúde que apontam para a necessidade de todos os homens brasileiros, entre 45 a 75 anos, de se submeterem a exames de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata com urologistas do SUS, dos planos de saúde e nos demais órgãos públicos federais, estaduais e municipais.


Ressaltou, ainda, que a Associação Americana de Urologia (AUA) reduziu de 50 para 40 anos a idade mínima recomendada para que homens façam, o exame de PSA associado ao toque retal.


“Assim, partindo da análise sistemática dos dados sobre o câncer de próstata no Brasil e no mundo, penso que 45 anos seria a idade ideal para o início do exame preventivo de toque prostático”, concluiu Eliseu Padilha.


Thatiana Souza (ACS/Dep.Eliseu Padilha)


0 comentário(s)









Deputado Eliseu Padilha
Desenvolvido por: Projeção Sistemas para Internet CNPJ: 03.983.719/0001-88