Deputado Eliseu Padilha

banners000014.jpg

Página Inicial Eliseu PadilhaHistória Eliseu PadilhaTrabalho de Eliseu PadilhaNotíciasDebatePublicaçõesFotosCampanha 2010Facebook Eliseu PadilhaOrkut Eliseu PadilhaTwitter Eliseu PadilhaYoutube Eliseu PadilhaFlickr Eliseu Padilha

Notícias Eliseu Padilha

Jurista aponta caminhos para a elaboração do novo Código Comercial

publicado em 18 de Abril de 2012
Eliseu Padilha e Arthur Maia
Eliseu Padilha e Arthur Maia
Foto: Wendel Lopes/PMDB

Brasília (DF) - Os integrantes da Comissão Especial do Código Comercial realizaram na tarde desta quarta-feira (18), a primeira audiência pública destinada a debater os diversos aspectos presente na lei que rege as relações empresariais no país. Presidido pelo deputado Arthur Maia (BA), o colegiado ouviu os esclarecimentos feitos pelo especialista em Direito Comercial, professor Fábio Ulhoa, sobre as contribuições técnicas que poderão ser feitas pelos juristas que deverão auxiliar, em conjunto com a Comissão, no aprimoramento do Projeto de Lei 1572/2011 e os fundamentos da proposta.

 

De acordo com Ulhoa, a comissão deve observar os elementos jurídicos, econômicos e sociológicos do Código Comercial. “O projeto deve levar em consideração a razão sociológica do código, na qual a valorização da empresa é ressaltada. Só uma empresa forte, valorizada pode cumprir seu papel social. O segundo ponto é a razões econômica, que diz respeito aos preços dos produtos e serviços que o consumidor brasileiro paga no Brasil. Além disso, há também a razão jurídica. Não é possível continuarmos com a mesma norma para negócios tanto entre empresários quanto com negócios com vizinhos. Um compra de aviões, por exemplo, é feita com base em contratos imobiliários. A regra não pode ser a mesma”, afirmou.

 

Entre os objetivos do novo código listados por Ulhoa estão a simplificação da constituição e o funcionamento das empresas no país. “Há margem para facilitarmos a vida do empresário brasileiro e ampliar a proteção ao microempresário e ao empresário de pequeno porte”, explicou.

 

O jurista discorreu também sobre os itens que não serão modificados no texto do código, como: as relações entre empresa e consumidor, empresa e seus empregados, empresa e fisco ou outras matérias relativas ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

 

Já o sub-relator geral da proposta, deputado Eliseu Padilha (RS), destacou que há uma série de temas que devem ser estudados pela Comissão. “É importante disciplinar, por exemplo, o Direito Marítimo Comercial e o agronegócio. A questão da sociedade anônima, que é a simplificação deste tipo de questão societária, e as sociedades cooperativas e/ou estrangeiras”, pontuou.

 

O presidente Arthur Maia lembrou aos parlamentares sobre o prazo final para emendas, previsto para 3 de junho e anunciou o lançamento da Comunidade Virtual do e-Democracia que debaterá o Código Comercial com a sociedade e com especialistas no assunto. As contribuições podem ser feitas pelo endereço edemocracia.camara.gov.br/web/codigocomercial

 

Fonte: Agência de Notícias PMDB (Ana C.Silva)


0 comentário(s)









Deputado Eliseu Padilha
Desenvolvido por: Projeção Sistemas para Internet CNPJ: 03.983.719/0001-88