Deputado Eliseu Padilha

banners000014.jpg

Página Inicial Eliseu PadilhaHistória Eliseu PadilhaTrabalho de Eliseu PadilhaNotíciasDebatePublicaçõesFotosCampanha 2010Facebook Eliseu PadilhaOrkut Eliseu PadilhaTwitter Eliseu PadilhaYoutube Eliseu PadilhaFlickr Eliseu Padilha

Notícias Eliseu Padilha

Na Câmara, Padilha debate com ministro da Justiça o novo Código Comercial

publicado em 25 de Abril de 2012
Padilha durante o debate com o ministro
Padilha durante o debate com o ministro
Foto: Wendel Lopes/PMDB

Brasília (DF) - A Comissão Especial que analisa o novo Código Comercial (PL 1572/2011) esteve reunida nesta quarta-feira (25), com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para debater a temática. Na audiência, Cardozo afirmou que vê com bons olhos a elaboração de um novo Código Comercial. “Nosso Código Comercial é do século XIX. Não está na hora de rever essa lei?”, disse.

 

O ministro também ressaltou que “o governo está à disposição dos parlamentares para enriquecer o debate. Uma nova codificação será boa para as relações comerciais no Brasil”. E, acrescentou que elaborar um código é uma tarefa hercúlea, porém necessária. “O Brasil tem adotado o modelo de várias codificações, mas as relações evoluem com grande velocidade. Embora sejam instrumentos jurídicos construídos com qualidade, com o tempo vão perdendo o significado”, argumentou.


Os membros da Comissão que participaram da audiência pública com o ministro destacaram que a nova legislação deve consolidar as várias leis comerciais que vigoram no País e abarcar temas novos, ainda não exauridos na lei, como o comércio pela internet. O relator-geral substituto do colegiado, deputado Eliseu Padilha, que analisa a proposta, pediu que o ministro se posicionasse sobre os dispositivos que precisam ser discutidos.


Para Padilha, o apoio do ministro é fundamental para o avanço dos trabalhos da comissão especial. "Sabendo que contamos com a aquiescência do Poder Executivo, isso evidentemente facilita a tramitação aqui".


O deputado Eliseu Padilha ressaltou ainda que uma das grandes vantagens do novo Código será a consolidação da legislação comercial brasileira, hoje dispersa em várias leis diferentes, em um único registro legal. “Será que é mais fácil abrir um único livro ou coletar 1.300 textos e livros? É claro que a codificação vem para facilitar a operação do Direito”, argumentou.


Direito civil - Atualmente, o direito empresarial brasileiro é disciplinado em sua maior parte pelo Código Civil, que trata também de questões privadas envolvendo pessoas físicas. Há outras questões relacionadas às empresas que são reguladas por leis específicas – como a das Sociedades Anônimas (6.404/76), a de Falências (11.101/05) e a dos Títulos de Crédito (6.840/80), que não são revogadas pela proposta. Já a Lei de Duplicatas (5.474/68) seria revogada.


O antigo Código Comercial, de 1850, tornou-se defasado e teve sua maior parte revogada em 2003, quando entrou em vigor o novo Código Civil (Lei 10.406/02). Do antigo Código Comercial restaram somente artigos sobre direito marítimo.


e-Democracia Por meio do Portal e-Democracia da Câmara dos Deputados, a sociedade pode participar dos debates e enviar sugestões ao novo Código Comercial. O deputado Eliseu Padilha, também, por meio de suas redes sociais está colhendo propostas sobre o tema.


Thatiana Souza (Assessoria de Comunicação)


0 comentário(s)









Deputado Eliseu Padilha
Desenvolvido por: Projeção Sistemas para Internet CNPJ: 03.983.719/0001-88