Deputado Eliseu Padilha

banners000014.jpg

Página Inicial Eliseu PadilhaHistória Eliseu PadilhaTrabalho de Eliseu PadilhaNotíciasDebatePublicaçõesFotosCampanha 2010Facebook Eliseu PadilhaOrkut Eliseu PadilhaTwitter Eliseu PadilhaYoutube Eliseu PadilhaFlickr Eliseu Padilha

Notícias Eliseu Padilha

Fundação apresenta 2ª edição do Manual de Transição

publicado em 22 de Novembro de 2012

Fundacao Ulysses Eliseu Padilha
2ª Edição do Manual de Transição

Brasília (DF) – A Fundação Ulysses Guimarães lança, para todo o Brasil, a 2ª edição do Manual de Transição. Organizado de forma a facilitar o rápido acesso a informações relacionadas à transição entre gestões municipais, o Manual destina-se ao prefeito eleito e àquele cujo mandato se encerra no final do ano.

 

Segundo o presidente nacional da Fundação, deputado Eliseu Padilha (RS), “por este Manual de Transição estamos levando mais conhecimento e experiências a nossos líderes municipais e também a seus auxiliares. Pretendemos facilitar a ação de cada um de nossos gestores que passará a assumir seus cargos ou de cada um que os deixará. As medidas recomendadas contribuem para melhorar a gestão, já que as informações previnem incômodos e preocupações por parte dos gestores”.
O Manual
A primeira parte da publicação prevê providências para encerramento de mandato, abordando temas como contas de gestão, restos a pagar, dívida municipal, inventário e patrimônio, relações jurídico-financeiras entre executivo e legislativo.
A segunda parte orienta os novos prefeitos sobre a preparação para o exercício do mandato e para início da ação de governo. Um modelo de anteprojeto de lei instituindo Comissões de Transição é apresentado na terceira parte das orientações.
Este Manual também traz, em seu capítulo 4º, as providências para a posse do poder legislativo municipal. Hoje, com suas prerrogativas, o Legislativo desempenha importantes funções de controle e fiscalização, além da produção legislativa.
Por último, o Manual traz uma parte da Lei de Acesso à Informação, que apresenta novas exigências à administração pública, algo importante a ser analisado pelo gestor que quer ir ao encontro da transparência nos atos administrativos.
“O cidadão espera que o Estado que a ele pertence seja eficiente e o menos oneroso possível. À cidadania pouco importam as emoções da derrota ou da vitória eleitoral. O cidadão tem o direito de contar com gestores eficientes, razão pela qual este Manual corporifica, também, nossa expressão de respeito à cidadania”, afirmou Padilha.
Você pode solicitar o Manual de Transição enviando e-mail para: ead@fundacaoulysses.org.br

0 comentário(s)