Deputado Eliseu Padilha

banners000014.jpg

Página Inicial Eliseu PadilhaHistória Eliseu PadilhaTrabalho de Eliseu PadilhaNotíciasDebatePublicaçõesFotosCampanha 2010Facebook Eliseu PadilhaOrkut Eliseu PadilhaTwitter Eliseu PadilhaYoutube Eliseu PadilhaFlickr Eliseu Padilha

Notícias Eliseu Padilha

Comissão especial debaterá nos estados autonomia funcional das Defensorias

publicado em 27 de Fevereiro de 2013

Deputado Padilha é relator da comissão que debaterá a PEC 207/2012
A comissão especial que discute a autonomia funcional e administrativa das Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal aprovou a realização de audiência pública e de seminários regionais para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 207/12), do Senado.
 
 
Além da autonomia, a PEC garante a essas defensorias a iniciativa de elaborar a própria proposta orçamentária. Hoje, apenas as defensorias públicas estaduais contam com esse direito.
 
Participaram da audiência o presidente da Comissão Especial PEC 207/ 2012, deputado Amauri Teixeira, o relator, deputado Eliseu Padilha, o presidente da Associação Nacional de Defensores Públicos Federais (ANADEF), Gabriel Faria Oliveira e o Defensor Público-Geral Federal, Haman Tabosa.
 
 
 
Atender o cidadão

 

Para o presidente da comissão especial, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), defensorias públicas autônomas podem atender melhor os cidadãos que não têm acesso à Justiça. “O Judiciário como poder já tem autonomia constitucional garantida. O Ministério Público já tem sua autonomia garantida. A Defensoria Pública, de todos esses órgãos, é o mais importante.”

 


No entender de Amauri, “o Judiciário é um poder que deveria estar acima dos interesses. O Ministério Público atua defendendo a lei. A Defensoria Pública atua defendendo a sociedade. Então, para que a Defensoria tenha, realmente, condições de defender a sociedade, ela deve ter autonomia funcional e autonomia, principalmente, financeira e administrativa”
 


Calendário indefinido

 

Ficou decidido que a comissão vai se reunir sempre às terças-feiras. Ainda não há previsão de data para a audiência pública e para os seminários regionais.

 


A PEC 207/12 já teve a sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada na comissão especial, a PEC segue para votação no Plenário.

 
Fonte: Agência Câmara de Notícias de 20/02/2013

 


0 comentário(s)









Deputado Eliseu Padilha
Desenvolvido por: Projeção Sistemas para Internet CNPJ: 03.983.719/0001-88